quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Quer uma vaga na Copa Sul-Americana? Seja eliminado da Copa do Brasil!


Desde 2013, os critérios de classificação dos clubes brasileiros para a Copa Sul-Americana são, digamos, extravagantes. Por falta de datas no calendário, os clubes que estiverem nas oitavas-de-final da Copa do Brasil não poderão disputar a Copa Sul-Americana. Assim, só jogarão a competição internacional os clubes que forem eliminados da Copa do Brasil antes das oitavas-de-final. Isso mesmo: desde o ano passado, e pelo visto nos próximos também, a CBF distribui suas vagas na Copa Sul-Americana a clubes que forem eliminados precocemente da Copa do Brasil.

Há fortes suspeitas de que, já em 2013, algumas equipes perderam propositalmente na Copa do Brasil, para jogar a Copa Sul-Americana, caminho mais fácil para a Copa Libertadores. A Ponte Preta foi eliminada da Copa do Brasil pelo "poderoso" Nacional de Manaus, com duas derrotas. E acabou vice-campeã da Copa Sul-Americana, derrotada pelo Lanús na decisão.

Em 2014, o Internacional foi eliminado da Copa do Brasil pelo Ceará, perdendo os dois jogos; o São Paulo foi eliminado com uma derrota para seu freguês Bragantino, dentro do Morumbi; o Fluminense conseguiu ser eliminado pelo América de Natal após vencer o primeiro jogo por 3 a 0 fora de casa. Fica realmente difícil acreditar que tantos resultados esquisitos são pura coincidência...

Por fim, um adendo: o Sport Recife terá uma das vagas brasileiras na Copa Sul-Americana de 2014 por ter vencido a Copa do Nordeste. Isso mesmo: uma espécie de sistema de cotas no futebol brasileiro, em favor dos clubes nordestinos.

Essa é para os que achavam que a criatividade de nossos dirigentes havia morrido em 2003...

PCFilho

12 comentários:

  1. Mas então...........
    (1)pq enfiou 3x0 lá?????
    (2)pq passar a vergonha de levar de 5 ontem?

    Não faz sentido.

    ResponderExcluir
  2. Joilson,

    Não estou afirmando que o Fluminense entregou o jogo.

    Só não sou inocente a ponto de descartar essa hipótese...

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que futebol é imponderável e tal...

    Agora, Inter eliminado pelo Ceará, São Paulo pelo Bragantino e Fluminense pelo América de Natal, tudo isso numa mesma noite? Suspeitissimo...

    E ainda tem o Santos x Londrina... O ridículo é que o Flu pode ficar de fora, graças às entregas dos outros grandes e ao sistema de cotas para os nordestinos que colocou o Sport Recife na parada.

    ResponderExcluir
  4. Teorias de conspiração???...

    Como eu já disse, não faz O MENOR sentido!

    Pra mim, é simples......SAPATO ALTO de um time que não é tão bom quanto os jogadores, o técnico e a maior parte da torcida acha! Como dizia o aluno da escolinha do prof. Raimundo....o resto são chorumelas!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ontem, acho que o Inter foi de fato o único que entregou. Talvez não na 1ª partida, mas como perderam em casa e com time completo, abriram mão literalmente da competição no jogo de volta, já que uma penca de titulares não foi escalada.

    São Paulo e Flu foi mais por incompetência, porque se fossem para entregar, acredito que o fariam de maneira menos vexatória, como perder o 1º jogo.

    E pior que até o fim do 1º tempo, o agregado do placar do Flu era de 5 a 1, aí que fica mais inexplicável ainda. Se o adversário fosse um time de grande qualidade técnica, mas não, tanto que o time tem como um dos atacantes o tal de Pimpão, e conta com o nada saudoso e costumaz frangueiro FH. É de fechar o caixão e tacar terra em cima...

    ResponderExcluir
  7. Os três entregaram.

    São Paulo e Inter para irem à Sul-Americana, e o Fluminense pq os jogadores são mercenários e querem por que querem a prorrogação de seus vínculos com o clube.

    Tá a maior cambada querendo contratos de 4 a 5 anos e o Celso quer contratos menores. Cavalieri é um que tava claramente de sacanagem. Não vai ser a primeira vez e nem será a última desse elenco.

    ResponderExcluir
  8. Se não houver acordo, o clássico Vovô promete...

    ResponderExcluir
  9. É Ramón, no caso do Flu até faz sentido, porque tá um burburinho forte sobre esse papo de renovação, principalmente a do Cavalieri.

    ResponderExcluir
  10. O Fluminense às vezes é capaz de humilhar os seus torcedores de forma ímpar...

    Em 95, após golear o Santos por 4 x 1, perdeu por 5 x 2 no jogo de volta.

    Num fra-Flu anos atrás, perdeu de 5 x 3 pra mulambada, que jogou quase uma hora com 10 jogadores...

    Nem vou falar de Brasilienses, Paulistas e outros "colossos" do nosso futebol ao longo dos anos...

    Simplesmente ridículo...

    ResponderExcluir
  11. Vale lembrar que ano passado, por uma picuinha parecida, esse time do Fluminense "tirou o pé" num jogo fundamental do Brasileiro, contra o Santos.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.