domingo, 3 de agosto de 2014

Alguns números impressionantes da China


Aí vai um post sobre um assunto aleatório, no estilo do Futilidades, que escrevi em janeiro...

A China é a nação mais populosa da Terra, todos sabemos. De acordo com a estimativa feita em 2012, são mais de 1.350.000.000 de habitantes. Basicamente, um de cada cinco seres humanos é chinês. Este ano, ao que tudo indica, a China se tornará também a maior potência econômica do planeta, com seu Produto Interno Bruto superando o dos Estados Unidos (os Estados Unidos são a maior economia do mundo desde 1872, quando ultrapassaram o Reino Unido).

O que me motivou a fazer esse post foi uma reportagem que vi tempos atrás, sobre o Ano Novo Chinês. Também conhecido como Ano Novo Lunar, o festejo é o feriado mais importante da China, marcando o primeiro dia do ano do calendário chinês. No nosso calendário, esta data sempre cai entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro - exatamente, é a segunda Lua Nova após o solstício de verão (do nosso Hemisfério Sul - o solstício de inverno para eles). A cada ano, o Ano Novo Chinês quebra um recorde mundial impressionante: o de maior migração humana da história.

O período de 40 dias cercando o Ano Novo Chinês, chamado de Chunyun, é marcado por muitas (muitas mesmo) viagens de passageiros por todo o país. Estudantes e trabalhadores que, por força das circunstâncias, estão longe de suas famílias, fazem o caminho de volta até seus lares, para passar o feriado com seus entes queridos (e depois retornam, claro).

De acordo com autoridades chinesas, durante o Chunyun de 2014 foram realizadas inacreditáveis 3,5 bilhões de viagens (isso mesmo, 3 bilhões e 500 milhões de viagens): 3,2 bilhões por carro e ônibus, 258 milhões por trem, e 42 milhões por avião. São 80 milhões de viagens rodoviárias por dia: é como se metade da população brasileira pegasse a estrada todo dia, durante 40 dias seguidos (!!!). São também 50.000 voos por semana - uma decolagem a cada 12 segundos.

Para efeito de comparação: a famosa peregrinação anual a Meca, que todo muçulmano deve fazer pelo menos uma vez na vida, corresponde a uma migração de 3 milhões de pessoas. Isso mesmo: todo ano, para cada muçulmano que vai a Meca, mais de mil chineses viajam para o Ano Novo.

O sistema de transporte da China, naturalmente, tem sofrido terrivelmente com uma demanda tão avassaladora, que cresce a cada ano em um ritmo também perturbador. Adquirir uma passagem de trem para esse período é praticamente impossível, e já há inclusive um mercado paralelo, com cambistas negociando passagens a valores muito maiores que os nominais.

Com a crescente urbanização da população, o número de cidades grandes da China é outro dado assustador: hoje, já há 24 cidades chinesas com mais de 3 milhões de habitantes (Shanghai, Beijing, Guangzhou, Shenzhen, Tianjin, Dongguan, Hong Kong, Wuhan, Foshan, Shantou, Chengdu, Chongqing, Xi'an, Nanjing, Suzhou, Harbin, Zhengzhou, Shenyang, Hangzhou, Xiamen, Quanzhou, Hefei, Changsha e Wenzhou). Para efeito de comparação, em todo o continente americano, apenas 8 cidades (São Paulo, Cidade do México, Lima, Nova York, Bogotá, Rio de Janeiro, Santiago e Los Angeles) têm mais de 3 milhões de habitantes.

A indústria chinesa também possui números surreais: em 2009, eram 779.900.000 trabalhadores, que produziram, entre outros, 67.653.000 televisões LCD, 59.305.000 geladeiras, 22,3 trilhões de cigarros, 619.245.000 telefones celulares, 13.212.000 toneladas de açúcar e 13.795.000 veículos motorizados.

A agricultura não fica atrás: são 300 milhões de trabalhadores rurais, que produzem 26% do arroz do mundo (são 193 milhões de toneladas de arroz, 130 milhões consumidas pelos próprios chineses).

Das famosas execuções, há poucos dados disponíveis, devido à pouca transparência do governo. Mas se estima que 72% das execuções no mundo ocorram na China (isto seria o equivalente a 5.000 execuções - uma para cada 270.000 habitantes).

Se o leitor souber de mais algum número impressionante da China, está convidado a compartilhar nos comentários. :)

PCFilho

3 comentários:

  1. Fora o fato de que Conca jogou lá, UMA ENORME PROVA DE PRESTÍGIO PARA ESTE PAÍS!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.