sábado, 12 de julho de 2014

A maldição de Tilcara

Foto: Christian Schwarz.
Treinamento da seleção argentina.
Tilcara, Jujuy, Argentina, janeiro de 1986.

Neste domingo 13, a Argentina enfrentará a Alemanha no Maracanã, na final da Copa do Mundo do Brasil. Mas será que Bastian Schweinsteiger, Thomas Müller e companhia são os principais adversários dos argentinos? Os habitantes de Tilcara - uma cidadezinha encravada nas montanhas do interior argentino - têm certeza de que o onze de Alejandro Sabella enfrentará um fantasma ainda maior que a poderosa seleção germânica.

A maldição de Tilcara nasceu em 1986. Em janeiro daquele ano, o treinador Carlos Salvador Bilardo levou um grupo de jogadores da seleção argentina para um período de treinamentos na cidade, visando à preparação para a Copa do Mundo do México. A escolha de Tilcara como local daqueles treinos se deveu à altitude de 2460 metros da localidade, similar à da Cidade do México. Lá, os atletas fizeram uma promessa à Virgen de Copacabana del Abra de Punta Corral, imagem de Nossa Senhora guardada numa igrejinha local: se conquistassem o Mundial meses depois, voltariam lá com a taça, para agradecer pela graça alcançada.

Pois bem: sabemos que Maradona, Burruchaga e companhia foram mesmo campeões no México, batendo a Alemanha Ocidental na decisão, por 3 a 2. Entretanto, Tilcara aguarda até hoje o regresso dos heróis, que nunca mais apareceram por lá. Os habitantes da cidadezinha acreditam que esta promessa não-cumprida pelos homens de Bilardo tem sido o fator decisivo para o jejum de 28 anos da seleção argentina sem levantar a Copa do Mundo.

Desde aquela conquista mal-agradecida, a Argentina tem colecionado decepções em Mundiais: em 1990, foi vice-campeã (perdeu a decisão para a Alemanha Ocidental, por 1 a 0); em 1994, foi eliminada pela Romênia nas oitavas-de-final; em 1998, foi eliminada pela Holanda nas quartas-de-final; em 2002, caiu ainda na primeira fase da Copa; em 2006, foi eliminada pela Alemanha nas quartas-de-final, em disputa de pênaltis; e em 2010, foi novamente eliminada pela Alemanha nas quartas-de-final.

No início deste ano, moradores da cidade realizaram a campanha "Vuelvan a Tilcara", cobrando o cumprimento da promessa, ainda que tardio. E, embora tenham recebido apoio de torcedores de todo o país, eles não foram atendidos. Vinte e oito anos já se passaram, e a seleção argentina segue sem pagar sua dívida com Tilcara e a Virgem de Copacabana.

Neste domingo 13, no Maracanã, Argentina e Alemanha quebrarão lanças na batalha pela glória suprema do futebol mundial. Veremos se a maldição de Tilcara segue de pé, infalível como tem sido.

PCFilho

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não sei de onde você tira essas histórias, PC. Rs....

    Tomara que a maldição continue!

    ResponderExcluir
  3. Essas histórias de maldições são muito boas, né? rsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Recentemente fiz um post sobre outra maldição futebolística, que paira sobre o Benfica: A maldição de Béla Guttmann. hehehe!

    ResponderExcluir
  5. Hola! Mi nombre es Christian Schwarz de Argentina. La foto que ilustra la nota la tomé en Tilcara, Jujuy, en enero de 1986, previo al Mundial de México. Es de un entrenamiento. Es un penal pateado por el jugador Dertycia, que finalmente no estuvo en el plantel. Agachado, de blanco, al costado del arco, se lo puede ver al director técnico Carlos Bilardo. Gracias por publicar la foto. Brigado. :-)

    ResponderExcluir
  6. Hola, Christian!

    Muchas gracias por tu comentário. Puse ahora los debidos créditos bajo la foto. :)

    ResponderExcluir
  7. Te estoy siguiendo en Twitter, Christian. :)

    (@pcfilho)

    ResponderExcluir
  8. Acredito nesta história, afinal, a Seleção da Argentina não ganha mais nada! são 32 anos e um pouco mais....

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.