segunda-feira, 23 de junho de 2014

Resenha: Seleção 4 x 1 Camarões


Amigos, eu me rendi ao excepcional talento de Neymar ainda em 2010, quando praticamente implorei para que Dunga o levasse à África do Sul. Entretanto, quatro longos anos e muitos jogos depois, ainda vejo brasileiros torcendo o nariz para o craque. Não, eu não consigo entender a implicância de alguns com o camisa 10 da Seleção.

Nesta segunda-feira, amigos, as setenta mil almas no Estádio Mané Garrincha presenciaram uma atuação nada menos que antológica de Neymar. Com seus dribles, passes, chutes e gols, Neymar foi um pesadelo constante para os zagueiros africanos. O menino é talentoso, é criativo, é atrevido, é insolente, é abusado, é tudo que um craque precisa ser. Não se passavam cinco minutos sem que Neymar criasse uma jogada de perigo. Sim, o craque da Seleção consegue ser genial de cinco em cinco minutos. E isso não é para qualquer um.

Feliz é o time de futebol que pode contar com um Neymar. E também com um Luiz Gustavo. Amigos, Luiz Gustavo é um leão desbravando os gramados atrás dos adversários, como se estivesse em uma savana caçando hienas desesperadas. Um a um, os oponentes são batidos, irremediavelmente, pela feroz marcação do camisa 17. E ele não é apenas destruidor: foi sua, inteiramente sua, a jogada que resultou no primeiro gol brasileiro, de Neymar. Luiz Gustavo destrói e constrói.

O centroavante Fred finalmente marcou seu primeiro gol nesse Mundial, mostrando o oportunismo que lhe é característico. Passei a semana ouvindo críticas pesadas (e injustas) ao nosso camisa 9, e sempre respondi o mesmo: "na hora certa ele vai aparecer". Contra Camarões, guardou uma bola na rede. Os próximos adversários da Seleção que se cuidem: quando Fred começa a fazer gols, ele não pára mais. 

Voltando a falar sobre Neymar: hoje, o camisa 10 conseguiu até consertar a alteração errada que Felipão faria. Para a entrada de Willian, sairia Oscar, mas Neymar sabia que era sua hora de sair, e arrumou um jeito de avisar ao treinador. O artista genial sabe até o momento certo para deixar seu palco. Amigos, Neymar só não fez chover em Brasília. E não duvidem que até isso ele possa fazer. Não me surpreenderei se, em Belo Horizonte, até mesmo a chuva descer dos céus para apreciar o talento do craque.

Apreciar o talento do craque. É isso, amigos: apreciem o talento de Neymar, é o apelo que faço. Deixem suas inúteis implicâncias de lado, e observem as obras deste artista contemporâneo. Nós somos privilegiados de poder ver Neymar em ação. Aproveitemos esta bênção.

PCFilho

Notas do escrete:
Júlio César - 6,5
Daniel Alves - 6,0
Thiago Silva - 8,0
David Luiz - 8,0
Marcelo - 6,0
Luiz Gustavo - 9,0
Paulinho - 6,0
(Fernandinho) - 8,0
Oscar - 7,0
Hulk - 7,0
(Ramires) - 7,0
Neymar - 10,0
(Willian) - 7,0
Fred - 8,0
T. Felipão - 7,0

4 comentários:

  1. O time tava muito nervoso. Neymar conseguiu jogar e equilibrar o grupo. De fato, uma atuação impecável.

    Fernandinho entrou e mostrou que ritmo faz toda a diferença. A ida de Paulinho para o Tottenham foi ruim para sua carreira. Não é um time para um jogador como Paulinho. A reserva destruiu o seu ritmo. É uma pena, provavelmente ele será barrado. Fernandinho parece viver um momento bem melhor e a pressão para que se torne titular deverá ser irresistível.

    ResponderExcluir
  2. Caro PC,

    Menos, please!
    Que Neymar é craque ninguém duvida.
    Que ele driblou, fez gols e definiu o jogo é a pura realidade, mas quanto aos passes não me lembro de nenhum. Aliás nessa Copa ainda não vi nenhum passe dele para o Fred. É uma pena porque o cara é craque e seria bem maior se não fosse tão fominha.
    Certamente no futuro conseguirá ser o melhor do mundo,se corrigir esse pequeno detalhe.

    Creio no hexa, embora esteja preocupado com algumas seleções que têm jogado melhor que a nossa.

    E se o Wellington Nem vier, o penta tricolor também estará garantido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Caro Helio,

    Respeito sua opinião, mas acho que a torcida tricolor está com "mania de perseguição" nesse caso. Neymar ainda não deu AQUELE PASSE pro "nosso" Fred, mas não vejo esse "boicote" que muitos estão vendo. São circunstâncias do jogo.

    A parceria está funcionando. No primeiro gol de Neymar contra a Croácia, Fred puxou a marcação, tendo papel decisivo. Na fase mata-mata, tenho certeza, os gols de ambos sairão, com assistências de um para outro e de outro para um. :)

    E acredite, amigo: ainda há os que duvidam que Neymar é craque. Ainda escuto essa heresia em algumas esquinas. rsrs.

    Abraço!
    PC

    ResponderExcluir
  4. Que Neymar foi o homem do jogo, não há dúvidas.Ele ganhou o jogo pro Brasil, quando naqueles 15 minutos entre o gol do Brasil e o empate dos Camarões bateu uma certa tremedeira no nosso time.

    E o culpado pelo gol camaronês foi Marcelo, que quis enfeitar dando passe de calcanhar em zona proibida, os caras roubaram a bola e ganharam o 1º corner que bateu na trave.No 2º corner, fizeram o gol.

    Paulinho foi bem substituído, não está sendo aquele Paulinho das Confederações.Fernandinho entrou, arrumou aquela meiuca e fez a diferença.

    Hulk perdeu 2 gols que normalmente não costuma perder, um aos 45 do 1º tempo e outro 1 minuto antes do 3º gol brasileiro.

    Luiz Gustavo excelente, Daniel Alves quase entrega o ouro, e Felipão foi extremamente competente nas 3 substituições que fez, principalmente em Fernandinho.Ramires e William, que estão mais fresquinhos que os titulares, entraram pra manter a pegada...

    Vamos ver contra os chilenos se a tradição se mantém:-)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.