domingo, 6 de abril de 2014

E Rachel Sheherazade foi retirada do ar...


Não houve jogo do Fluminense hoje, então vou escrever sobre outra coisa, talvez menos importante. Ou mais, pois o assunto é gravíssimo.

Há algumas semanas, o Governo Federal ameaçou retirar todas as verbas publicitárias do canal SBT, terceira emissora mais relevante do país, de acordo com as pesquisas. Coisa de uns 150 milhões de reais por ano. Grana pra chuchu. E o motivo é evidente: a jornalista Rachel Sheherazade vinha colocando o dedo nas feridas do Partido dos Trabalhadores.

Na época, comentei com amigos: isto é uma inconfundível tentativa de censura. O governo do PT estava, por meio de uma chantagem, forçando o SBT a calar sua profissional.

Conseguiu. Hoje, Rachel Sheherazade foi afastada do ar pelo canal SBT.

Por favor, me respondam: vivemos mesmo em uma democracia?

Fatos como este me levam a pensar que não.

PCFilho

20 comentários:

  1. Claro que estamos numa democracia! Podemos falar qualquer coisa, desde que esteja de acordo com o PT...

    ResponderExcluir
  2. Caro PC,

    Não simpatizo nem um pouco com o PT e digo que os 'petralhas' não possui relação direta, pois a pressão política para punir esta senhora partiu do PCdoB, em relação a jornalista, é só mais uma 'marqueteira' que fala o que o povão quer ouvir, o que ela fez foi apologia ao crime, foi irresponsável, ultrapassou os limites da liberdade de expressão...

    Abs.

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Gustavo,

    Foi a deputada Jandira que fez pressão, mas foi o governo do PT que ameaçou "falir" o SBT se o canal "não tomasse uma atitude". Portanto, os "petralhas" têm relação direta com esta censura, sim.

    ResponderExcluir
  4. Se eu fizer apologia ao crime tomo um processo no meio da cara e se for no meu trabalho perco o emprego.

    Raquel tinha que ser processada por apologia ao crime e o SBT tinha que ser multado em milhões por permitir que ela fosse ao ar.

    Deram um jeitinho como sempre ocorre nesse país quando envolve poderosos. Cada qual fingiu uma providência e a loirinha ainda é tratada como vítima... Aposto alguns reais que vai virar política em breve e gozando dos privilégios que esse país dá a políticos.

    ResponderExcluir
  5. Olha, apesar de se de esquerda, entendo e concordo com muitas das críticas ao PT e ao governo federal, mas o que essa mulher fez foi apologia sim, e não é de hoje que ela fala besteira. Talvez a forma de cobrar isso com essa ameaça de retirar verbas do SBT não tenha sido a melhor, mas não acho que as bobagens que ela falava ficavam muito longe não.

    Abraço e ST

    ResponderExcluir
  6. Eu não concordo com algumas das coisas que a jornalista disse.

    Agora, se o governo se sentiu "lesado", se acha que ela faz "apologia ao crime", ora, que vá à Justiça. O canal correto para buscar reparação é o Poder Judiciário.

    Ameaçar um corte de verbas que levaria a emissora à falência é, sim, uma tentativa torpe de censura.

    Censura esta que foi consumada, infelizmente.

    O Brasil perde muito com esse episódio.

    ResponderExcluir
  7. Qual foi a crítica que ela fez ao PT?

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo, sempre que pode, ela aproveita para criticar o governo do PT. Este vídeo, por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=vEvTC3lGWhA

    Esse episódio de censura acontece justamente contra uma jornalista que levanta sua voz contra o governo. Será coincidência?

    Tem um jornalista aí, já condenado em 1ª instância pelo Judiciário, que é defensor ferrenho do PT e não teve o mesmo tratamento...

    ResponderExcluir
  9. No vídeo que você postou, não vi nenhuma crítica direta ao PT. Outros órgãos criticam com muito mais contundência, e nem por isso sofreram qualquer tipo de ameaça de perder publicidade governamental. Então o problema não é crítica ao PT, mas a quantidade de sandices que essa mulher vem dizendo há algum tempo.
    Era melhor ter continuado a falar do teu Fluminense...

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, esse é só um dos vídeos com críticas dela ao PT e ao governo da Dilma. Há dezenas de outros no Youtube. Mais um: http://www.youtube.com/watch?v=A3CzxC76Hps

    (esse criticando a enorme "camaradagem" do governo petista para com a ditadura cubana)

    Rachel Sheherazade é a mais veemente crítica ao PT no país? Provavelmente não. Mas atuando na TV aberta, com críticas tão escancaradas ao governo, não me lembro de outro jornalista, não...

    ResponderExcluir
  11. E repito: se ela diz tantas sandices, se incorre em algum crime, ora, acionem a mulher na Justiça.

    Eu mesmo não concordo com a defesa dela da "justiça com as próprias mãos". Mas utilizar essa opinião dela para silenciar suas críticas é uma nojenta e repugnante tentativa de censura.

    Com censura, eu jamais concordarei, seja ela feita por quem for. Tanto criticam a ditadura militar, e fazem igual...

    ResponderExcluir
  12. Pc sempre venho ao Blog para ler sobre futebol , apesar de Vascaíno , gosto da clareza desse espaço. E só agora fique sabendo dessa notícia.É lamentável a tentativa de calar qualquer voz ...
    Também não é nenhuma novidade para um governo do PCdoB.
    Um abraço fraterno e boa semana.

    ResponderExcluir
  13. Retirada ou tá de férias? Pelo menos é o que o twitter do próprio SBT informa: https://twitter.com/No_SBT_/status/452935397421899776

    Pelo que vi, esse papo começou no UOL, que ultimamente não merece o menor crédito em qualquer uma de suas notícias...

    E não vivemos em uma democracia. O que temos no país é um simulacro, porque pelo que entendo em qualquer democracia de verdade, a sua participação no processo eleitoral não é obrigatória.

    ResponderExcluir
  14. Magico51,

    Obviamente, a direção do SBT não admitirá que cedeu à pressão do Governo Federal. Se admitir, é provável que perca a verba do mesmo jeito, afinal.

    Não, não são férias. A jornalista teve férias em dezembro. Se o SBT dá férias de 3 em 3 meses, quero trabalhar lá!! hehehe!

    O que aconteceu foi censura, está na cara. Semanas atrás, quando a ameaça aconteceu, eu já bradei que era uma tentativa de censura. Ontem ela apenas se confirmou, lamentavelmente.

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo Omena,

    Obrigado pelo prestígio de sempre. Um abraço, boa semana e boa sorte para o seu Vasco na decisão de domingo. Vão precisar, porque o árbitro é "ele"... :/

    ResponderExcluir
  16. Aí só aguardando para conferir. Como está na mensagem, diz que ela volta no dia 14. Não vejo o jornal que ela apresenta, quem acompanha, só confirmar se ela volta mesmo ou não.

    Quanto às férias, como imagino que você saiba, há empresas que conferem de maneira particionada. Vai ver ela tirou uns 15 dias ou menos em dezembro e tá tirando o restante agora. De toda forma, se ela não voltar, só perturbar o SBT depois. KKKK...

    ResponderExcluir
  17. Vamos ver se ela volta ao ar na data prometida. E principalmente se volta com a mesma liberdade que tinha antes do imbróglio.

    ResponderExcluir
  18. PC vc é bem informado e já deve ter visto , mas vale o registro.

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo,

    As declarações da esposa do dito cujo eu não havia visto ainda não.

    Mas é isso aí. Eu já denuncio esse canalha e o retrospecto do Flamengo com ele no apito desde 2009.

    Infelizmente, os dirigentes de nossos clubes são frouxos e omissos, e não fazem nada...

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo, voltando a assuntos mais agradáveis, confira aqui minha homenagem ao injustiçado goleiro Barbosa, ídolo do Vasco. A foto é sensacional!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.