quinta-feira, 20 de março de 2014

Equinócio de Outono - curiosidades

Iluminação da Terra pelo Sol no momento do equinócio.

Amigos, hoje é um dia especial: o Equinócio de Outono, marcando a transição do verão para o outono aqui no Hemisfério Sul da Terra (e do inverno para a primavera lá no Hemisfério Norte, obviamente). O Equinócio de Primavera ocorre geralmente em 23 de setembro. Nos Equinócios, a Terra se situa em pontos onde os raios solares incidem perpendicularmente à Linha do Equador. Por isso, os Equinócios são os únicos dias do ano em que dia e noite têm exatamente a mesma duração (12 horas). O termo "Equinócio" vem do latim, significando "noites iguais".

Em 2003 e 2007, o Equinócio de Outono ocorreu em 21 de março. Nos outros anos deste século, foi no dia 20 de março. Esta variação ocorre porque o período entre dois Equinócios de Outono não dura exatamente um ano, mas sim pouco menos que 365 dias e 6 horas (razão pela qual precisamos corrigir o calendário de 4 em 4 anos, acrescentando o dia 29 de fevereiro nos anos bissextos).

Outra curiosidade, que surpreende algumas pessoas: os dois Equinócios são os únicos dias do ano em que o Sol de fato nasce exatamente no Leste e se põe exatamente no Oeste.

O blog Jornalheiros também é cultura. Bom Equinócio de Outono aos leitores. :-)

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.