sábado, 26 de outubro de 2013

Trouxas na feira


Uma senhora está acostumada a comprar de seu verdureiro uma trouxa grande de aspargos, com 30 centímetros de circunferência. Porém, outro dia, o homem não tinha trouxas grandes em estoque, e deu a ela duas trouxas pequenas, cada uma com 15 centímetros de circunferência. "Dá no mesmo e, claro, o preço será igual", ponderou ela. No entanto, o homem insistiu que as duas trouxas pequenas juntas continham mais aspargos que a trouxa grande, e cobrou um pouco mais. Quem está correto, a senhora ou o verdureiro?

(problema formulado por Henry Dudeney)

PCFilho

Um comentário:

  1. RESPOSTA:

    Ambos estão errados, e a senhora foi muito prejudicada na situação. Ela só levou metade da quantidade de aspargos que haveria na trouxa grande, e portanto deveria ter sido cobrada em metade do preço original.

    Um círculo com metade da circunferência de outro círculo tem um quarto da área dele. Logo, as duas trouxas pequenas têm apenas dois quartos (= metade) da quantidade de aspargos da trouxa grande.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.