quinta-feira, 25 de abril de 2013

Resenha: Seleção 2 x 2 Chile

Brasil x Chile, Mineirão, 24/04/2013.

No novíssimo Mineirão, a Seleção - desfalcada dos jogadores que atuam fora do país - só conseguiu empatar com o Chile. Dois para o Brasil (Réver e Neymar), dois para o Chile (González e Vargas). A torcida de Belo Horizonte até se portava bem na maior parte do tempo, mas cometeu um erro grave: vaiou o craque do escrete.

Neymar havia participado dos dois gols brasileiros. No primeiro, uma cobrança de escanteio irretocável, que deixou Réver com a faca e o queijo na mão para marcar o gol de cabeça. No segundo, foi ele que empurrou para as redes, após boa trama de Ronaldinho, Jadson e Alexandre Pato. Em suma, para variar, Neymar foi o melhor jogador em campo. Mas o povo mineiro o vaiou mesmo assim.

Sinceramente, não consigo entender a implicância com o craque. Neymar é claramente o melhor jogador brasileiro na atualidade, e não senta sobre a fama. É um jogador que molha a camisa, não foge de divididas, luta por todas as bolas e, claro, exibe sua técnica apurada em dribles, passes e chutes precisos. O que quer o povo quando vaia exatamente o craque do time, num dia em que teve uma ótima atuação? Repito: não consigo entender.

Um fator pode explicar as vaias ao craque: o clubismo, doença do sujeito que vai ao estádio torcer não pela Seleção, mas pelos jogadores do time para que torcem. Faço aqui um apelo: abandonem o clubismo até 2014. A Seleção jogará duas competições em casa, oportunidade que não teremos outra vez tão cedo. E a torcida precisa abraçar o escrete e seus craques, quaisquer que sejam os times em que atuam.

O corintiano pode - e deve - vaiar Neymar durante um Corinthians x Santos, assim como um tricolor vaiava Zico nos Fla-Flus da década de 80, assim como um cruzeirense vaiava Reinaldo nos jogos contra o Atlético Mineiro. O que não pode é o sujeito ir ao jogo da Seleção e vaiar Neymar, por puro clubismo. Isto é jogar contra. Entendo as vaias à Seleção como um todo, entendo até o irônico olé no toque de bola dos chilenos. O sujeito vai ao estádio e quer uma vitória - se ela não vem, a vaia é natural, e pode mexer com os brios do time. O que - repito - não dá para entender, é a vaia específica e a perseguição irracional a Neymar.

A torcida brasileira tem que melhorar. Deixemos o clubismo de lado, e apoiemos os onze que estiverem vestindo a amarelinha. A Seleção ainda está capenga, mas vai melhorar. E, com a nossa ajuda, será um escrete imbatível, tenho certeza. Apoiada por nós, a Seleção não terá adversário à altura, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. E nós desceremos as rampas do Maracanã comemorando conquistas inesquecíveis.

PCFilho

2 comentários:

  1. PC, é engraçado, seleção brasileira nunca me empolgou. Exceto nas Copas do Mundo e em jogos (alguns) contra a Argentina, nunca fui um fanático torcedor. Só assisti a uma partida da seleção, no Maraca, e perdemos por 2x0. Rs... Portanto, em jogos dessa seleção de hoje, passo batido!

    ST

    ResponderExcluir
  2. Torcida da seleção é meio sem graça, não dá vontade nenhuma de torcer, vibrar, etc.

    Porém, também acho burrice ir ao estádio para perseguir o craque da seleção por puro clubismo, isso é ridículo.

    É o mesmo que ir pro estádio ficar vaiando o Carlinhos mesmo em jogos que ele está jogando bem só pq você não gosta dele e acha ele um bobo,feio e cara de mamão.

    Att,

    bmz

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.