terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sobre a censura aos torcedores do Náutico


O principal assunto das mesas-redondas de segunda-feira foi a faixa estendida pelos torcedores do Náutico, com os dizeres "não irão nos derrubar no apito!!!". O árbitro Leandro Pedro Vuaden se recusou a dar início à partida, enquanto a tal faixa não fosse recolhida na arquibancada do Estádio dos Aflitos. Solicitou aos policiais que a retirassem, e assim atrasou o início da partida em mais de quinze minutos. O nome disso? Censura: cerceamento da liberdade de expressão, direito constitucional de todo cidadão brasileiro. Um desrespeito ultrajante, um absurdo descabido, uma vergonha total.

(Cabe dizer que eu mesmo já fui vítima de censura parecida, junto com um grupo de amigos, no Maracanã, em 2010 - relembrem aqui. Até hoje não me conformo com o ocorrido).

O protesto dos capibaribes não usou nem incentivou qualquer tipo de violência ou preconceito e, convenhamos, é menos agressivo até que muitos cânticos entoados nos estádios país afora. O veto ao seu conteúdo é, portanto, injustificável. É exemplo do que nunca mais deveria acontecer na nossa sociedade.

O caso teve bastante repercussão, como era esperado (recomendo o ótimo texto de Thiago Arantes). Entretanto, a reação de alguns comentaristas na televisão me causou espanto.

Na noite desta segunda-feira, assisti a uma discussão surreal no programa "Bem Amigos", do canal de TV por assinatura Sportv. No debate, houve várias vozes, acreditem se quiserem, defendendo a inaceitável censura sofrida pelos torcedores do Náutico. Um atrás do outro, desfilando argumentos no mínimo hipócritas. Ver jornalistas apoiando censura, justo aqui no Brasil, é muito triste. Até o velhíssimo Alberto Helena Júnior, que certamente viveu os piores anos de censura no Brasil, tentou defender o que não tem defesa. O único na mesa-redonda a discordar do absurdo foi Wagner Vilaron, cabe registrar aqui a honrosa exceção.

Poucas horas depois, a coisa piorou: no Jornal da Globo (em rede nacional de TV aberta), Luís Roberto (apresentador do "Bem Amigos") e William Waack endossaram o triste veto aos torcedores do Náutico. Tive vontade de perguntar aos grandiosos jornalistas por quê eles fazem um chilique daqueles quando são eles os censurados.

Um dos argumentos utilizados foi dizer que "o futebol é um espetáculo privado, que tem custos". Seguiu-se a comparação tosca com "uma festa em sua casa em que alguém chegasse com uma faixa ofensiva". Confesso, nutro até uma certa admiração pela coragem que o sujeito tem de proferir um raciocínio deste nível para milhares de telespectadores. E já vejo até a moda pegando, e o árbitro mostrando o cartão vermelho para cada torcedor que gentilmente o mandasse para aquele lugar - essa ofensa gravíssima que quase nunca é ouvida nos estádios brasileiros. Se o sujeito xingar a mãe do larápio, então, acabará até preso.

Liberdade de expressão, a gente vê por aqui. E aí?

PC

6 comentários:

  1. PC vindo da Globo não é nenhuma novidade , por esse motivo só leio os blogs e tenho evitado ao máximo a Flapress

    ResponderExcluir
  2. Os arbitros estão todos com o rei na barriga, eles fazem o que quiser e nada acontece. Como eu ouvi por aqui, daqui a pouco eles só vão começar um jogo quando todos no estádio aplaudirem ele de pé. =)

    Com relação ao SporTV, eu não assito nenhuma mesa redonda deste canal pois elas não me acrescentam em nada, pelo contrário. Os caras se vestem de preconceitos idiotas e idéias arcaicas.

    Att,

    BMZ

    ResponderExcluir
  3. Eu já não assisto esses programas justamente pela hipocrisia reinante.

    Em tempo: LOGO COM O VUADEN!!! rsrs

    ResponderExcluir
  4. PC,

    infelizmente esse tipo de coisa é que denigre ainda mais a imagem já bem calejada de nosso futebol. Agora vão querer nos tirar até o direito de protestar?

    Não sou e nunca fiu a favor da ideias de conspirações e coisas e tal, o dia que acreditar nisso para de ver futebol. Mas ter o direito de pensar o que quiser é um valor que ninguém pode nos tirar. Sem isso inexiste a liberdade.


    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom ver que meus amigos e leitores são favoráveis ao direito da liberdade de expressão, ao contrário de alguns célebres jornalistas.

    ResponderExcluir
  6. A imprensa dá um tiro no próprio pé quando posta comentários sem se aprofundar no tema ou quando defende interesses estranhos, afastados da realidade dos fatos.

    O futuroo da imprensa só reside na credibilidade, do qual ela está afastada.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.