domingo, 8 de julho de 2012

Resenha: Tricolor 1 x 0 Flamengo



Amigos, o Fla-Flu é a estrela binária do futebol brasileiro. Com a ajuda do meu sábio papagaio Samarone, explico. Em astronomia, uma estrela binária é um sistema de duas estrelas orbitando um centro de massa comum. Muitas vezes, visto aqui da Terra, o par acaba sendo confundido com uma estrela só. Assim é a dupla Fla-Flu: dois clubes atraídos um pelo outro, desde 1912 e até a eternidade; dois times que, quando se encontram, apresentam um brilho único e específico, que não pode ser decomposto em Fla e Flu, é simplesmente a irradiação do Fla-Flu.

Quando houve a bola na trave, já no segundo tempo, o grito de "uhhhh" ecoou no Estádio Olímpico João Havelange. Era o quase-gol do Flamengo, era o quase-empate. E onde os rubro-negros viam sorte, os tricolores enxergavam a santa leiteria de Castilho, a ajudar Diego Cavalieri. Sim, porque quando um atleta do Flu ou do Fla veste seu respectivo manto sagrado, está obrigatoriamente acompanhado das lendas que o precederam.

Examinem o formidável gol de Fred, aos dez minutos da primeira etapa: naquela finalização esplêndida, obviamente estavam presentes o estrondo de Valdo, o furor de Flávio, a categoria de Assis. Sim, amigos, o gol do nosso atual camisa nove foi mera consequência natural da evolução dos centroavantes tricolores, passados e presentes. Flu 1, Fla 0, e o Tricolor alçado à vice-liderança do Campeonato Nacional.

O primeiro centenário do Fla-Flu termina como começou: com vitória tricolor. Mas a história do clássico das multidões nos ensina que o Fla-Flu é um jogo para sempre. O Fla-Flu não é um jogo para somente um século. Cem anos são muito pouco para a fome, a sede e o tesão do Fla-Flu. Daqui a três meses, a história continua, com o Fla-Flu número 382, quando, mais uma vez, milhões de brasileiros voltarão suas atenções para o Engenhão.

PC

4 comentários:

  1. PC, para o seu post, nota 10! Dez, não; cem, 100! Muito criativo! Vc está melhorando a cada dia.

    Para a vitória Tricolor, excelente pelo resultado, mas deixou a desejar diante de um adversário fraco. Tudo bem, em Fla-Flu não existe adversário fraco. Mas o Flu precisa jogar muito mais se quiser vencer algum time que jogue para a frente, com faro real de gol. E sem o Deco, contra o Botafogo, vamos ver no que vai dar.

    ST!

    ResponderExcluir
  2. Diferentemente do que foi falado por aí, o Fluminense mandou no jogo, venceu o Flamengo o obrigando a fazer o que não sabe e o fazendo provar do próprio veneno.

    O que foi visto no Fluminense em muitos momentos foi um 4-1-4-1, muito usado por times pequenos ingleses na década de 80, que obrigou o Flamengo a jogar um esporte similar ao Rugby, toques laterais e tentativas de evolução sempre bloqueadas pela primeira linha tricolor.

    Vimos um grande jogo da dupla de zaga, do sobrio Edinho, Deco comandou as ações no meio campo e Wellington Nem comandou os contra-ataques. Fred e Thiago Neves? Esses decidiram o jogo.

    Fluminense vence com autoridade e jogando um futebol coletivo onde todo mundo se dedicou até o final pra trazer esta vitória pras laranjeiras.

    ST

    ResponderExcluir
  3. Flamengo até jogou melhor em alguns momentos, mas faltou acertas na finalização e nas jogadas.

    Por outro panorama: Reciclagens para lá de necessárias
    http://migre.me/9MPnd


    Confira detalhes do 'Caso Valério Luiz', que chocou toda a mídia do Centro-Oeste
    http://migre.me/9Pep6

    No Nostalgia Fut, detalhes do famoso jogo do gol de barriga de Renato Gaúcho
    http://migre.me/9Pes6

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto!
    Excelente vitória!

    Ganhamos uma partida importante!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.