segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Europa é azul


Na noite de 21 de maio de 2008, no Estádio Luzhniki, em Moscou, o capitão John Terry caminhou lentamente até a área. Aquele seria o chute mais importante da história do Chelsea. Quando ajeitou a bola na marca de cal, Terry estava a onze metros da glória. Mas ocorre o escorregão improvável, e o chute de Terry vai para fora. Os azuis de Londres estavam tão perto da conquista, que já podiam sentir seu cheiro. Mas tiveram que ver a taça ir embora, escapando por entre seus dedos. É difícil imaginar dor maior para um torcedor.

Quatro anos depois, quem diria, o Chelsea voltaria ao grande jogo. Se jogar em campo neutro contra o Manchester United já havia sido difícil, agora a missão parecia ainda mais complicada: o Bayern de Munique, em seu próprio estádio. Para piorar a situação, havia os importantes desfalques de Terry, MeirelesRamires e Ivanovic. A aposta natural era no título do gigante alemão.

Durante toda a partida, o Chelsea utilizou uma estratégia perigosamente defensiva. Dava campo ao Bayern, deixava a posse de bola com os alemães. A esperança azul era acertar um contra-ataque fatal. Mas o Bayern não dava chances, impunha seu estilo de jogo agressivo. Entretanto, não conseguia furar a retranca londrina.

Até que, aos 38 minutos do segundo tempo, o cérebro alemão Schweinsteiger descobriu uma brecha, e deu assistência irretocável para Thomas Müller. A cabeçada foi como manda a cartilha, para o chão, sem chances para Petr Cech, o goleiro do Chelsea. O Bayern fazia 1 a 0, com pouquíssimo tempo restante. O Chelsea teria que abdicar de sua proposta, e lançar-se desesperadamente ao ataque. Aos 43, a pressão azul deu resultado: Drogba completou cobrança de escanteio com uma tijolada de cabeça para o gol, sem chances para o goleiro Neuer. O sonho ainda era possivel.

A prorrogação traria ainda mais crueldade para os corações londrinos: impossível imaginar o sofrimento do torcedor ao ver aquele pênalti ser assinalado. Mas Petr Cech voou para defender o tiro de Robben. O sonho ainda era possível.

Encerrado o tempo extra, o desempate teria que ser na disputa de pênaltis. O Bayern fez 1 a 0 com Lahm, Neuer defendeu a cobrança de Juan Mata, e Mario Gómez fez 2 a 0. O Chelsea precisaria virar a disputa de pênaltis, jogando contra um goleiro que parecia tapar o gol inteiro, com seus braços tão grandes que mais parecem asas.

David Luiz e Lampard conseguiram vencer Neuer (que também converteu sua própria cobrança). O Bayern ganhava por 3 a 2: se o croata Olic fizesse o gol, as chances do Chelsea seriam reduzidas a quase zero. Petr Cech sabia que precisava defender a cobrança, e executou seu segundo milagre em Munique. Na sequência, Ashley Cole empatou para o Chelsea. O sonho ainda era possivel.

Para a quinta cobrança do Bayern, apresentou-se Schweinsteiger, o melhor jogador do time alemão, o ídolo da torcida. Petr Cech fez mais uma defesa monumental, e Schweinsteiger chorou.

Na noite de 19 de maio de 2012, na Allianz Arena, em Munique, o craque Didier Drogba caminhou lentamente até a área. Aquele seria o chute mais importante da história do Chelsea. Quando ajeitou a bola na marca de cal, Drogba estava a onze metros da glória.

A Europa é azul.

PC
(crédito da foto: Mike Hewitt/Getty Images)

2 comentários:

  1. Time de Guerreiros!!!!

    A última título do Chelsea em competições européias se deu quando Di Matteo era jogador do Chelsea.

    ResponderExcluir
  2. O time de minha preferência (Benfica) não chegou, mas entre os dois últimos, fico com o Chelsea.
    O BM dominou o jogo todo, mas a força, com um pouco de sorte e as estrelas de jogadores como Drogba e PC (Goleiro) brilharam no momento exato.

    Nos vemos na final do Mundial!Flumimense X Chelsea.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.