quinta-feira, 12 de abril de 2012

Resenha: Tricolor 0 x 2 Boca Juniors


Amigos, o destino do Fluminense na Copa Libertadores está previsto numa profecia de sessenta séculos - a taça sorridente erguida aos céus do Rio de Janeiro, daqui a nove noites, sob os olhares atentos desta América de futebol. A verdade foi revelada ao sábio barbudo, na distante caverna que ele habita. Os que leem este espaço já conhecem o épico vaticínio. O onze tricolor, entretanto, precisa se esforçar para cumpri-lo.

O fato é que nenhuma profecia se concretiza sem derramamento de suor. O Fluminense será o campeão da América, mas não pode achar que já o é, sem sê-lo ainda. As três últimas atuações do time no certame - duas contra o Zamora e uma contra o Boca Juniors - foram patéticas e sonolentas. Nos três jogos, os atletas tricolores simplesmente esperaram que a vitória caísse dos céus. Contra o time da Venezuela, por acaso, ela caiu mesmo, aqui no Rio de Janeiro e lá em Barinas. Contra o gigante argentino, no Engenhão, a história foi diferente. Diante de 36 mil testemunhas incrédulas, o Fluminense perdeu, e perdeu feio, pois foi sem esforço.

O Tricolor não pode depender apenas da arte de Deco, dos piques de Wellington Nem, dos chutes de Thiago Neves, das cabeçadas de Fred, dos milagres de Diego Cavalieri. Todos os jogadores precisam encharcar a camisa com suor - inclusive os citados acima. Aquele espírito da reta final de 2009 - o vencer ou vencer - necessita ganhar vida novamente. Sem ímpeto, amigos, o cidadão não consegue nem se levantar da cama para desligar o despertador. Sem esforço, o time não ergue um campeonato, por mais futebol que tenha, por mais vozes que o empurrem, por mais profecias que o protejam.

A Copa Libertadores deseja sorrir. Ela está há quase quatro anos esperando por isso. Fluminense, meu querido Fluminense, não decepcione a taça mais orelhuda da Terra.

PC

6 comentários:

  1. O time jogou mal mesmo, errou muito. Os dois gols deles saíram em falhas nossas, além disso, tivemos um Nem jogando muito mal. Thiago Neves estava com sono de 3 Carlinhos, e o que falar de Rafael Moura e Edinho?!

    Que o time leve este jogo como aviso, se jogar mal, perde.

    E tenho dito.

    ResponderExcluir
  2. Como disse o amigo acima, que o Fluminense "leve este jogo como aviso"! O que houve já vinha sendo anunciado. As duas últimas apresentações na Liberta foram no mínimo horríveis! Vinha ganhando por momentos de sorte destacados e isso não acontecerá sempre!
    Enquanto o time ficar esperando que o Deco faça uma jogada genial sozinho ou o Nem, como sempre nas últimas partidas, mude a cara do jogo, vai ficar complicado ser campeão assim! Está ai, o reflexo disso é a Taça Rio, dependendo do tropeço do Bangu... isso meus caros, do tropeço do pobre Bangu, onde o mais caro jogador recebe menos do que o segurança do Fred!
    Fred, esse que joga quando vale a pena... será que só às vezes vale a pena?! Aquela zaga, o que é aquilo? Os caras acham que têm habilidade para matar a bola dentro da área se, ao simplesmente, cabecearem armam a jogada para o time adversário! Bruno... é nulo! Literalmente morto! Não merece estar vestindo a camisa do Fluminense. Joga sem estímulo, parece que não queria estar ali... vai pro Flamengo então! Ah... o Flamengo tem o Léo Moura, lateral direito como o Bruno, mas que dá o sangue pelo time, mesmo em situações adversas.
    Edinho... esse chega a ser um crime contra o intelecto do torcedor! É impossível que só nós vemos que ele não joga nada! A disculpa ontem foi o tornozelo e os outros dias?!
    Senhores, a verdade é que enquanto a diretoria do Flu não tomar vergonha e tirar alguns jogadores que não tem condição de estarem jogando um torneio desses e o time (todo o time) se vestir de coragem, dignidade e respeito pelos torcedores que lotam o estádio e no fim tem que assitir a papelões, como a derrota para o "fraco" Macaé, que até o time da minha rua ganhava... enquanto isso não ocorrer, continuaremos sendo xacota,o pior, de botafoguenses, sem qualquer tradição em torneios internacionais, e de flamenguitas, que fazem uma campanha vergonhasa na Liberta desse ano, sem falar que temos que assistir e nos amedrontar com o Corinthians, nosso maior rival nos últimos dois anos, que está "voando", apesar de ter um elenco como o nosso, de jogadores que já viraram "vitalícios" no clube, boas surpresas, veteranos repatriados, jovens cheios de sangue... mas para o Fluzão tem faltado respeito a torcida, o que tem sobrado nos "mano".

    Fica a refrexão e o protesto.

    Saudações.
    Thiago.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, PC. Precisa voltar o espírito guerreiro e a vontade de vencer, sem medo de errar. Não se podia colocar um jogador que anda apático, não sei a causa, para bater um penalti naquele momento. O Profeta já sabia que ele não marcaria. Edinho e Fred, aparetemente sem condições de jogo. TNeves com receio e esticar a perna e depender apenas do Mago.

    Lá atrás, eu te falei 'não podemos ficar dependendo apenas da sorte', lembra? Pois é. É muito pouco para quem quer vencer a América. Espero que tenha servido de lição para o futuro.

    Bom, agora já posso ir ao estádio, pois não estamos mais invictos em casa.

    ST

    ResponderExcluir
  4. PC,

    o tricolor carioca perdeu na hora que podia perder, é concenso comum.

    Mas é interessante lembrar que o o tricolor não vem fazendo bons jogos esse ano. Foi bem contra o Boca no primeiro jogo na Argentina e na final da Taça Guanabara contra o Vasco, mas foi só isso.... é uma coisa que merece atenção.

    Peço desculpas por andar sumido, mas é que minha vida mudou da água pro vinho com o nascimento da Lavinia, acredite, ser pai é uma experiência maravilhosa, mas da um trabalho, kkkkk....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Leandro, cheguei a pensar, "será que o Leandro veio e a gente deu azar?". HAHAHAHA! OK, a culpa não foi sua! :)

    Cleber, parabéns pelo nascimento da Lavinia! Boa sorte e saúde para ela!

    ResponderExcluir
  6. Não, PC, bem que um colega tentou me levar. Mas não fui mesmo! Imagina o trauma que ficaria. kkkkk

    Não perdi nada. Pela TV só fiquei irritado com o time.

    Mas agora to liberado!

    ST

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.