segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dos treinadores do futebol brasileiro em 2011


Amigos, deem uma olhada nos treinadores que passaram no comando dos vinte clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro de 2011:
- América Mineiro: Mauro Fernandes / Antônio Lopes / Milagres / Givanildo Oliveira.
- Atlético Goianiense: PC Gusmão / Jairo Araújo / Hélio dos Anjos.
- Atlético Mineiro: Dorival Júnior / Cuca.
- Atlético Paranaense: Adilson Batista / Leandro Niehues / Renato Gaúcho / Antônio Lopes.
- Avaí: Silas / Edson Neguinho / Alexandre Gallo / Toninho Cecílio.
- Bahia: René Simões / Joel Santana.
- Botafogo: Caio Júnior / Flávio Tenius.
- Ceará: Vagner Mancini / Dimas Filgueiras.
- Corinthians: Tite.
- Coritiba: Marcelo Oliveira.
- Cruzeiro: Cuca / Joel Santana / Emerson Ávila / Vagner Mancini.
- Figueirense: Jorginho.
- Flamengo: Vanderlei Luxemburgo.
- Fluminense: Enderson Moreira / Leomir de Souza / Abel Braga.
- Grêmio: Renato Gaúcho / Julinho Camargo / Celso Roth.
- Internacional: Falcão / Osmar Loss / Dorival Júnior.
- Palmeiras: Luiz Felipe Scolari.
- Santos: Muricy Ramalho.
- São Paulo: PC Carpegiani / Milton Cruz / Adilson Batista / Emerson Leão.
- Vasco: Ricardo Gomes / Cristóvão Borges.

Ao todo, foram 48 treinadores para 20 clubes, uma média de 2,4 técnicos por clube ao longo do Campeonato.

A constatação mais óbvia é a falta de planejamento dos clubes brasileiros de elite. Dos vinte participantes da Série A, apenas seis (Corinthians, Coritiba, Figueirense, Flamengo, Palmeiras e Santos) não trocaram de treinador durante o Campeonato. (aqui, cabe uma ressalva com relação ao Vasco, que foi obrigado a substituir Ricardo Gomes após o AVC do treinador)

Uma análise detalhada da lista traz mais revelações sobre o mercado de treinadores no Brasil. Observem: quase todos os técnicos da Série A são ex-jogadores de futebol. As únicas exceções são René Simões, que treinou o Bahia no início do Campeonato, Julinho Camargo, que dirigiu o Grêmio, e os interinos Enderson Moreira (Fluminense), Emerson Ávila (Cruzeiro), Osmar Loss (Internacional), Leandro Niehues (Atlético Paranaense) e Flávio Tenius (Botafogo). Todos os outros tiveram carreiras como atletas de futebol. Parece até que ser ex-jogador é um pré-requisito fundamental para exercer a função de treinador...

Outra conclusão, bastante triste, que sou obrigado a citar: mesmo que seja inconsciente, o racismo ainda existe no futebol tupiniquim. Os únicos treinadores negros na Série A em 2011 foram Mauro Fernandes e Givanildo Oliveira (América Mineiro), Silas (Avaí), Hélio dos Anjos (Atlético Goianiense) e Cristóvão Borges (Vasco). Impossível não se lembrar de Andrade, o treinador campeão nacional de 2009, que não conseguiu mais emprego em clubes de ponta após ser demitido pelo Flamengo...

Encerro a análise constatando que o campeão Corinthians só teve um treinador ao longo do ano: Tite. Já entre os rebaixados: o Avaí teve quatro técnicos, o América Mineiro quatro, o Atlético Paranaense quatro, e o Ceará dois. O Cruzeiro, que escapou da catástrofe na última rodada, também teve quatro treinadores. Será coincidência?

PC

3 comentários:

  1. Acho que o Leomir nem pode ser considerado como um treinador no Fluminense, o que ele fez foi mais ou menos o que um assistente faz quando o treinador esta impossibilitado de treinar por algum motivo.

    ResponderExcluir
  2. Ah o problema dos técnicos. Acho incrível que Joel Santana passe uma ótima temporada no Botafogo, depois pare de render e caia, vai pra não sei onde, depois pro Cruzeiro, sai e vai pro Flamengo e o mesmo com tantos caras. Por fim já não rendem em time nenhum e vão pra série B, montam um time mais ou menos e voltam pra série A. Peço a renovação de técnicos urgente. E deixar escapar técnicos campeões como o Andrade é uma péssima notícia pro rodízio de técnicos.
    Ou cara que defendo é o AB, fez cada perna de pau jogar bola no Cruzeiro e depois saiu por pressão da imprensa e por raxa de jogador (pra mim nesse caso que saia metade do time), depois só pegou time pela metade, time já montado, não conseguiu levar adiante time dos outros e já foi descartado.
    Não sei o que o Luxemburgo conseguiu fazer depois que o futebol brasileiro mudou, em 2003. Depois que os técnicos aprenderam como era o novo brasileirão 2005, ele não ganhou mais nada.

    E a questão do negro acho que está enraizada no racismo escravo mesmo de "negro é força e branco é raciocinio", o rei do futebol é o Pelé, mas o melhor técnico do mundo é branco. A verdade é essa, já vi entrevista com jogadores como Fabrício e Sorín perguntando se querem ser treinadores um dia, mas nunca vi perguntarem o mesmo pra algum jogador negro, é triste.

    ResponderExcluir
  3. Lilian, exatamente. O mercado de treinadores, em sua ciranda de ex-jogadores brancos, demonstra que o racismo ainda existe no futebol brasileiro. Infelizmente.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.