domingo, 13 de novembro de 2011

Resenha: Tricolor 1 x 2 América Mineiro


Amigos, o pênalti defendido por Diego Cavalieri, monumental, foi o único grande momento do Fluminense neste sábado, no Engenhão. No restante do jogo, o Tricolor não foi nem a sombra de um time que possa sonhar com o título.

O pior não é perder para o lanterna, ou melhor, ex-lanterna América Mineiro. O pior é perceber que a derrota por 2 a 1 foi pequena, diante do domínio exercido pelo adversário. Um desavisado diria que o Fluminense era o lanterna, e o América disputava o título.

O árbitro teve atuação horrorosa. O pênalti marcado não existiu. A violência do América não foi coibida, tampouco a cera. No entanto, não podemos colocar apenas no juiz a culpa pela derrota.

Abel Braga escalou mal, e substituiu mal. O lateral-esquerdo Jefferson não estava pronto para jogar, não poderia ser titular. O armador Marquinho não pode ser o único responsável pela criação de jogadas no meio-campo (Lanzini não poderia ter sido substituído). Valencia é nosso melhor volante (também não poderia ter saído). Já Araújo está claramente fora de forma, não poderia ter entrado.

Há também o mérito do América Mineiro, que jogou com garra inexcedível. Aliás, este excesso de disposição de seus jogadores só tem uma explicação possível: mala branca. Triste é ver jogadores correndo tanto agora que a vaca já foi para o brejo. Se jogassem assim durante todo o ano, o rebaixamento não seria uma realidade para o clube.

O bicampeonato parece estar escapando por entre nossos dedos, infelizmente. E convenhamos: um clube que se desfaz de seu maior craque durante o certame não pode mesmo levantar a taça. (Se sem ele chegamos tão perto, imaginem se estivéssemos com ele: a conquista seria hoje uma certeza líquida e matemática.)

Que pelo menos o Fluminense consiga sua vaga na Copa Libertadores da América. A presença constante na competição continental é importantíssima.

Nosso eterno Super Ézio merecia mais.

PC

13 comentários:

  1. Perder pro Mequinha Mineiro em casa é pra sentar no meio-fio e chorar lágrimas de esguicho.

    ResponderExcluir
  2. Custava colocar o Marquinho na lateral esquerda?

    Custava não deixar o time acerebrado, sem um meia-ofensivo? Tá certo que o Lanzini tava muito mal, mas esse 4-3-3 sem meia avançado nunca deu certo, por que daria agora? E ainda tinha o Souza, que não é o Pelé, mas quebra um galho nessa função.

    Hoje Abelão errou demais.

    Há que se exaltar a grande atuação do Cavalieri!

    ResponderExcluir
  3. Vimos este filme ano passado contra o Goias.

    ResponderExcluir
  4. Espero, Montanha, espero...

    Nas minhas contas agora é vencer tudo e torcer por dois tropeços do Corinthians e um do Vasco.

    ResponderExcluir
  5. E mais um tropeço do Botafogo e um do Flamengo.

    ResponderExcluir
  6. Tá certo, Montanha. Precisamos então de:
    - 2 tropeços do Corinthians;
    - 1 tropeço do Vasco;
    - 1 tropeço do Flamengo.

    Isso supondo, claro, que vamos vencer as 4 restantes, especialmente os clássicos contra Botafogo e Vasco.

    Ficou muito difícil. Quem sabe se todo mundo tropeçar nesse domingo...

    ResponderExcluir
  7. O Flu perdeu os 18 pontos disputados contra Bahia, Atlético MG e América MG. E ganhou os 18 contra Palmeiras, Cruzeiro e Inter. Bizarro.

    ResponderExcluir
  8. O que são 4 jogos pra quem já precisou ganhar 10?!

    ResponderExcluir
  9. Esses tropeços que a gente precisa, sou quase capaz de garantir que vão acontecer.

    O problema é a gente ganhar os 4.

    ResponderExcluir
  10. PC, o juiz errou por dar apenas 4 minutos de acréscimo, mas não foi tão horroroso assim. O Abel, sim, foi horroroso! Colocou o tal Jeferson (que não teve culpa) para jogar sem condições e substituiu mal ao lançar o tb sem condições Araújo. Tirou o Lanzini e acabou com o meio, podia ter posto até o Souza, que não sei se resolveria, mas ainda cria alguma coisa. Não é a primeira vez que Abelão faz lambança, mas espero que seja a última.

    O América mereceu, com ou sem mala branca. Inclusive, essa tal mala branca é defendida por muitos, a mala preta não pode, mas a branca sim. Paciência, não gosto de mala nenhuma, os caras ganham e devem jogar, são profissionais. Além disso, não sabemos se houve mala mesmo. Perdemos e não acredito mais em título, temos que trabalhar é para não deixar o abatimento trazer nova derrota contra o Grêmio e aí nem Libertadores!

    ResponderExcluir
  11. Não vejo nenhum problema em o corinthians tropeçar 2 vezes e o Vasco 1, a nossa parte é que não fazemos... isso é que é dolorido...

    ResponderExcluir
  12. O tropeço do Flamengo já aconteceu.

    Agora, precisamos vencer as 4, e torcer por 2 tropeços do Corinthians (sendo pelo menos 1 derrota) e 1 tropeço do Vasco.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.