terça-feira, 8 de março de 2011

Maracanã


Sei que alguns me chamarão de saudosista, mas não consigo ficar quieto: o que estão fazendo com o nosso Maracanã?

Concordo que as reformas anteriores foram paliativas: não resolveram os principais problemas, não curaram as principais doenças do nosso sessentão estádio. (E foram muitas reformas: em 1992, após a tragédia da final do Brasileirão; em 1999, para o Mundial de Clubes da FIFA; em 2005, para os Jogos Pan-Americanos...)

Mas o que estão fazendo agora não é reforma: é uma demolição disfarçada. Deixaram apenas o casco externo: o resto veio abaixo. Aquele cimento histórico, molhado por tantas lágrimas brasileiras, tricolores, flamenguistas, vascaínas, botafoguenses, palmeirenses, santistas, corinthianas... não existe mais.

As cadeiras do setor inferior foram instaladas na reforma de 2005-06: tinham, portanto, apenas cinco anos de uso. Eram confortáveis, e a visão do campo de jogo era boa, sem pontos cegos como antigamente. O escoamento do público naquele setor também era satisfatório. Qual a justificativa para tirar aquelas cadeiras dali? Torrar o dinheiro público?

Em tempo: as arquibancadas precisavam mesmo de mudanças: as "cadeiras" (instaladas em 1999) não eram confortáveis, e o escoamento do público era insuportavelmente lento (porque alguma mente brilhante resolveu fechar as rampas superiores).

A justificativa de "se adequar aos padrões da FIFA" não me convence. Primeiro, porque a reforma de 1999 fora exatamente para se adequar aos tais padrões. Segundo, porque os tais padrões não são lá tão exigentes assim (vejam a excelente matéria de Mauro Cezar Pereira, mostrando pontos cegos nos estádios sul-africanos da Copa do Mundo de 2010).

A reforma, inicialmente orçada em 700 milhões de reais, já foi reavaliada para mais de 1 bilhão de reais. Tudo financiado com dinheiro público.

Para piorar, o ex-Maior do Mundo terá seu tamanho ainda mais reduzido. O colosso que recebeu 200 mil almas na final da Copa de 1950, 194 mil no Fla-Flu de 1963, e vinha recebendo 90 mil nos grandes jogos recentes, terá a partir de 2014 um público máximo de 76 mil. Até o sagrado gramado terá suas dimensões reduzidas: dos espaçosos 110 m x 75 m, para os apertados 105 m x 68 m. Recomendações da FIFA...

E ninguém protesta. Escuto apenas vozes isoladas: a de Mauro Cezar Pereira, a do amigo Paulo-Roberto Andel, a do "Luzíada" Marcelo, a minha... A única instituição a protestar, ainda que discretamente, foi o Fluminense FC, no ano passado (e somente por causa do prejuízo técnico causado pela transferência dos seus jogos no Brasileirão).

Para piorar, ainda somos obrigados a escutar a ladainha de que sediar os grandes eventos (Copa do Mundo e Olimpíada) nos trará retorno financeiro. Mentira das feias! O custo total da preparação para os dois eventos está na casa das dezenas de bilhões de reais. Os gastos dos turistas que virão para cá nos dois meses de competições não chegarão sequer perto dessa soma astronômica. Os dados econômicos das últimas cidades-sede ao redor do mundo também demonstram que o turismo não aumenta significativamente após os eventos.

Claro, haverá as melhorias de infra-estrutura, que permanecem para uso da população. Porém, é fácil enxergar que estas mesmas melhorias poderiam ser feitas sem a Copa, sem a Olimpíada. E a um custo muito menor para a população.

Espero, de coração, que entreguem em 2014 um Maracanã irretocável, um estádio de primeiro mundo, que dê prazer de frequentar. Caso contrário, a demolição terá sido em vão: nossas lágrimas impregnadas naquele cimento sagrado terão evaporado por nada.

PC

10 comentários:

  1. Bem observado PC. A Truculencia da CBF de fechar o Mario Filho as pressas no ano passado apresenta agora um dano muito maior do que prejudicar o titulo de 2010, agora muita gente lamenta -mas prefere o silencio típico da cumplicidade- que o Estadio Mario Filho, aka Maracanã, não será mais aquele Maracanã que nós conhecemos...

    "O Maraca vai ficar igual o Camp Nou, do Barça", ou tambem, "O Maracanã ficará a cara do Olimpico do Roma", coisas que eu escuto por aí. São todos Estadios colossais, mas cabe ao Maracanã ser igual a o Maracanã, não faz sentido o Maracanã virar uma Arena nós moldes europeus. Destruir as arquibancadas do Maracanã, mudar o desenho e o caimento das arquibancadas para fazer areas de "elite", camarotes, area Vip; e as torcidas mesmo todas amontoadas la em cima, nos holofotes quase.

    uma pena

    ResponderExcluir
  2. alias, uma pena o caralho!

    não sei como o Brasil com a penca de "Saudosos" jornalistas que o país tem, ninguem se pronuncia sobre isso

    tem de lançar a campanhã que em vez de reformar o maraca nós vamos 'reconstruir o nosso maracanã", que amanhã será tarde

    ResponderExcluir
  3. Caro PC, eu protestei, em setembro! Acho que vc chegou a ler o post na época estávamos trocando idéias sobre seleções carioca e paulista de todos os tempos. Segue post, abraço

    http://oluziada.blogspot.com/search?q=maraca

    ResponderExcluir
  4. No dia da Copa isso tudo vai ficar pronto e perfeito. O problema é a festa do dinheiro público que vão fazer.

    ResponderExcluir
  5. PC, não sou do tipo que lamenta a demolição do Maracanã pela construção de um estádio mais novo, moderno. Sempre fui a favor disso, aliás. Mas não precisaria ser igual a nenhum outro, poderia ter o mesmo desenho, não perder a identidade do Maraca, mas ser modernizado, sim. Mas isso nem vem ao caso agora. O que mais me revolta é a festa das reformas, a grana que se gasta. Pq não fizeram logo toda obra na época do Pan? Dizer que é a FIFA quem quer, é mentira! CBF, sim, dinheiro é tudo que eles querem. Para as construtoras é uma festa (e isso no país todo!). Dinheiro público jorrando, nosso dinheiro! Distribuição farta! Empreiteiros, políticos, cartolas. É um ROUBO só. E ninguém faz nada. E os meios de transportes? Os aeroportos? O Metrô, que voltou a ficar uma merda! O Engenhão mostra como é uma obra bonita feita nas coxas! Mas dinheiro rola. A grana rola, PC. E muita! Só que de forma totalmente equivocada e para os mesmos. Que todos sabem quem são, mas ninguém diz nada!!!

    ResponderExcluir
  6. Todas as obras do Maracanã são fruto do pensamento keynesiano atrasado.

    ResponderExcluir
  7. Para mim as obras no Maracanã deviam ser só para melhorar o acesso as arquibancadas e melhorar aqueles bancos do anel superior.

    Quanto aos investimentos, será que nem no Pan, vão investir tudo nas arenas e a parte infra, que seria o legado para as cidades, não será feita. Vale lembrar que as obras de transporte para o Pan foram linhas pintadas no chão.

    []'s

    ResponderExcluir
  8. Luzíada,

    Você está certo, você também já protestou. Acrescentei sua reclamação ao meu post.

    Nossa briga é inglória, mas pelo menos estou bem acompanhado. hehe!

    Bigmontz, as linhas pintadas no chão para o Pan foram verdadeiras revoluções no transporte do Rio de Janeiro! :P

    ResponderExcluir
  9. Foram tão revolucionárias que começaram a ser usadas em caráter definitivo, começando com Copacabana na Nossa Senhora de Copacabana e, daqui uns dias, na Barata Ribeiro

    ResponderExcluir
  10. Uma honra PC, uma honra; forte abraço Marcelo

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.