quarta-feira, 16 de março de 2011

Libertadores - O estrangeiro


Desde 1960, quando começou a ser disputada, a Copa Libertadores sempre foi vencida por clubes com técnicos sul-americanos, oriundos precisamente de quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia. Exceto uma vez: em 1991, o Colo Colo levantou a Libertadores comandado pelo croata Mirko Jozic, conhecido no Chile como El Extranjero, o estrangeiro.

O único treinador europeu a vencer a principal competição sul-americana de clubes sempre foi um treinador sério, disciplinador, de sorriso raro. Mirko Jozic nasceu em 8 de abril de 1940, na cidade de Trilj. Foi jogador de futebol, sem muito sucesso. Cursou Educação Física e, nas décadas de 70 e 80, dirigiu seleções de base da Iugoslávia. Veio pela primeira vez à América do Sul em 1987, com a Seleção sub-20 da Iugoslávia, para o Mundial da categoria, disputado no Chile. A Iugoslávia sagrou-se campeã, derrotando nos pênaltis a Alemanha Ocidental. Fascinado pelas montanhas chilenas, disse que gostaria de voltar um dia. Não tardou a cumprir o desejo: em dezembro de 1987, passou a treinar as divisões de base do Colo Colo, e ficou por onze meses, até retornar à Europa.

Em 1989, voltou mais uma vez a Santiago, agora já como treinador dos profissionais do Colo Colo. O objetivo era vencer o Campeonato Chileno e, por que não?, tentar a primeira Libertadores da história do Chile. Missão cumprida: Jozic foi três vezes campeão chileno, e levantou a Libertadores de 1991, com uma campanha invejável. A equipe era motivada, contundente quando possuía o mando de campo, e com alto desempenho fora de casa. A campanha foi de sete vitórias, cinco empates e somente duas derrotas. Em mais de meio século de Copa Libertadores, Jozic é o único treinador europeu a conquistar o cobiçado troféu.

Jozic treinou o Colo Colo até 1993. Depois, dirigiu a Seleção Chilena, o América do México, o Hajduk Split da Croácia, o Al-Hilal da Arábia Saudita, o Newell's Old Boys da Argentina, o Sporting Lisboa, a Seleção Croata, e o Dinamo de Zagreb da Croácia.

PC

Um comentário:

  1. Sinistra a história do "Extranjero"!

    Do nada foi jogar um campeonato lá, gostou do lugar, voltou e mudou a história de um clube.

    Vale a pena ver os VT's dos jogos finais da Libertadores de 91. O Colo Colo jogava fino!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.