sábado, 8 de janeiro de 2011

Heróis de 2010


Todo Campeonato levantado tem seus heróis, amigos. Em cada conquista, há aqueles que suaram a camisa, aqueles que foram decisivos, aqueles que fizeram a diferença.

Ricardo Berna, por exemplo. Era apenas o terceiro goleiro no início do ano. Ninguém dava nada por ele, ninguém. Nem mesmo quando Fernando Henrique e Rafael falhavam, o nome de Berna era lembrado. Até que, contra o Botafogo, Muricy Ramalho deu-lhe a camisa 1. Ricardo Berna assumiu a meta tricolor, e o Fluminense não perdeu mais. A ascensão rumo ao título estava desenhada.

Impossível não citar também Darío Conca, o grande craque do Fluminense, o grande craque do Campeonato. O argentino foi o único jogador de linha a atuar nas 38 rodadas. E foram todas atuações em alto nível, a maioria delas marcada por assistências e gols. Por essas e outras, Conca é um dos heróis do grande triunfo tricolor.

Cabe lembrar também o lateral-direito Mariano. Na fase ruim de 2009, parte da torcida chegou a vaiá-lo. Alguns diziam: "é o pior lateral-direito do país". Em 2010, tiveram que engolir as vaias e as palavras, pois até para a Seleção Brasileira Mariano foi chamado. Foi ele o dono do flanco direito neste Campeonato, com sobras.

O que dizer de Emerson? Jogou poucas partidas, é verdade. Mas, quando esteve em campo, correu muito, e suou sangue pelas vitórias. E foi eficiente: com ele no time, o Fluminense não perdeu nenhuma. Para finalizar com chave de ouro, coube a Emerson assinalar aquele que seria o gol do título, no último jogo, diante do Guarani. Ele voltou das Arábias para ser o autor do tento fatal.

Leandro Euzébio foi o melhor zagueiro do Campeonato. Além de fazer parte da defesa menos vazada do certame, Leandro foi ao ataque, e fez seus gols. Foi fundamental na conquista pó-de-arroz.

O comandante Muricy Ramalho é outro herói. Em julho, recebeu a mais importante convocação a que um futebolista pode aspirar: o comando da Seleção Brasileira. E negou, para manter sua palavra com o Tricolor. "Ficou no Flu pra ganhar o Brasileiro!". E ganhou, com muita competência e muito trabalho. Não restam dúvidas: no banco do Fluminense estava o melhor treinador do país.

Rendo, por fim, minha homenagem à torcida tricolor. Aquela que, em 1998, viu seu clube no fundo do poço, e não desistiu. Aquela que, em 2009, zombando da matemática e dos jornalistas, encheu estádios para apoiar uma causa "perdida". Aquela que, em 2010, pôde finalmente sorrir o doce sorriso do triunfo. Aquela que merece um imperecível estandarte de paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.