sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Recordar é viver - Cruzeiro 0, Fluminense 1


Belo Horizonte, 16 de dezembro de 1970.

Amigos, o Fluminense está a um empate de conquistar o Campeonato Brasileiro de 1970. Tudo por causa do excelente resultado no Mineirão: ao vencer o Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes, o Tricolor definitivamente mostrou que merece a Taça de Prata.

Falei em Tostão, e cabe dizer: que partida realizou Tostão! Fez jogadas excelentes, tendo criado os melhores ataques do Cruzeiro. Somente um jogador foi melhor que Tostão hoje: o goleiro Félix, do Fluminense. O arqueiro da Seleção tricampeã salvou gols certos, passou muita tranquilidade aos companheiros e, acima de tudo, teve sorte. Por exemplo, o chute de Galhardo contra o patrimônio, após centro de Tostão: com sorte de leiteria, Félix viu a bola caprichosamente explodir na trave. Foi uma atuação memorável, que o próprio Castilho assinaria sem hesitar.

Outro tricolor teve papel importantíssimo no triunfo: Denilson, o "Rei Zulu", que voltou a ser um dos melhores meias do Brasil. Deu proteção aos zagueiros, combatendo com garra à frente da área, e muitas vezes propiciou boas jogadas ao ataque. O capitão Denilson foi um gigante.

O que dizer de Mickey? Simples reserva de Flávio, entrou nesta reta final com a difícil missão de substituir o artilheiro, lesionado. Contra o Palmeiras, fez o gol da vitória, e mais nada. Contra o Cruzeiro, fez o gol da vitória, e mais nada. Mickey é um iluminado, um predestinado: as profecias mais antigas já colocavam seu nome no posto de herói da conquista. O chute do gol, após cruzamento rasteiro de Lula, foi fraco, mas no cantinho, sem chances para o goleiro Raul.

No dia 20, vivos e mortos inundarão o Maracanã, e verão Denilson levantar a Taça de Prata. O Brasil será finalmente tricolor.

PC
(texto para o PAVILHÃO TRICOLOR)

Ficha Técnica
16/12/1970 - Cruzeiro 0 x 1 Fluminense
Quadrangular Final do Campeonato Brasileiro de 1970.
Local: Mineirão (Belo Horizonte).
Público: 25.922.
Renda: Cr$ 127.688,00.
Cruzeiro: Raul; Lauro, Brito, Fontana (Darci Meneses, 6'/2T) e Vanderlei; Piazza (Palhinha, intervalo), Zé Carlos e Dirceu Lopes; Natal, Tostão e Rodrigues. Técnico: Hilton Chaves.
Fluminense: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio (Toninho, intervalo); Denilson e Didi; Cafuringa, Mickey (Silveira, 33'/2T), Samarone e Lula. Técnico: Paulo Amaral.
Árbitro: Sebastião Rufino.
Gol: Mickey (36'/1T).
Expulsão: Samarone (28'/2T).

Fontes de pesquisa:
- Jornal do Brasil (edição de 17/12/1970).
- Acervo do Flumemória.

2 comentários:

  1. Rodriguinho será o Mickey deste campeonato, anotem ai.

    ResponderExcluir
  2. Fora, Washington!
    Fora, Rodriguinho!

    Muricy, por que não escalar Tartá e Equi?

    Belletti é sacanagem!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.