segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vitórias de Holanda e Japão


Amigos, a Jabulani rolou em três jogos nesta segunda-feira. As primeiras vuvuzelas soaram para o clássico europeu Holanda x Dinamarca, em Johannesburg. O jogo não foi tão bom quanto aquela semifinal da Eurocopa de 1992, quando o goleirão dinamarquês Peter Schmeichel parou Van Basten e companhia. Mas valeu a pena assistir. Com um gol contra no início do segundo tempo e um gol de Kuyt no finalzinho, os holandeses triunfaram por 2 a 0. Fora de campo, as louras beldades holandesas e dinamarquesas faziam a alegria de milhões de telespectadores ao redor do mundo. Escutei hoje, nas calçadas do Rio de Janeiro, pedidos para que a FIFA conceda vaga automática a Holanda e Dinamarca em 2014. Estou de pleno acordo.

O segundo jogo do dia foi entre Japão e Camarões, em Bloemfontein. E a disciplina nipônica derrotou a correria africana: 1 a 0. O gol japonês saiu após bonito cruzamento da direita, que a defesa camaronesa não conseguiu cortar. Lá no segundo pau estava Keisuke Honda, que ajeitou e fuzilou para as redes. Holanda e Japão lideram o Grupo E com 3 pontos, contra nenhum de Dinamarca e Camarões. Na segunda rodada, sábado, os líderes se enfrentam, e os lanternas também. A situação está longe de definida, mas aposto que uma das vagas será dos laranjas. É bom lembrar que o vencedor deste grupo é o provável adversário da Seleção nas quartas-de-final.

A terceira batalha de hoje, entre a atual campeã Itália e o sempre enjoado Paraguai, na Cidade do Cabo, terminou empatada. Os paraguaios abriram o placar com o zagueiro Alcaraz, após belíssima cobrança de falta de Aureliano Torres. O empate da Azzurra veio dos pés de De Rossi, que teve boa atuação. Escrevi "dos pés", mas devo corrigir: foi um gol de canela. "Não existe gol feio, feio é não fazer o gol", diz o folclórico tricampeão Dadá. Nenhum brasileiro pode discutir tão sábia frase, ainda mais vinda de um tricampeão. Vale o registro: o goleirão paraguaio Villar falhou no gol italiano, pois saiu e não conseguiu interceptar o cruzamento vindo da esquerda. O 1 a 1 deu números finais ao encontro.

Amanhã, finalmente, estreará a Seleção Brasileira, contra a Coréia do Norte, em Johannesburg. A equipe asiática deseja repetir 1966, quando eliminou a Itália. O principal destaque dos norte-coreanos é o camisa 23, Jong Tae Se, dono de um potente chute de direita. Se Lúcio e Juan conseguirem anular o "Rooney asiático", a Seleção encontrará poucas dificuldades para vencer na estréia. Kaká, sem ritmo, dificilmente agüentará os noventa minutos. Em seu lugar, podem entrar no segundo tempo Júlio Baptista ou Daniel Alves. Tenho o sentimento do triunfo: vamos vencer com folga.

PC

4 comentários:

  1. As seleções africanas são inocentes ao extremo. Tivemos um exemplo ontem mesmo. Finzinho de jogo, Camarões tem um lateral a cobrar já bem próximo do meio campo. E o jogador pega a bola e lança-a na direção do meio campo! Resultado: fim de jogo.

    O gol que os Bafana tomaram contra o México foi outro exemplo. Enquanto não tomarem um banho de malícia, eles não vão chegar em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  2. OBS.: o lateral foi no campo de ataque

    ResponderExcluir
  3. Primeiro tempo patético da seleção, que só com o Robinho como jogador de exceção, nem sonha em furar a defesa da Coréia do Norte. O meio de campo está patético, nulo, improdutivo. Maicon tenta alguma coisa, mas é limitado ofensivamente, sucumbe facilmente à uma marcação um pouquinho mais forte.

    É bom botar o Daniel Alves...o repórter acaba de dizer que a seleção volta sem alterações...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.