sexta-feira, 11 de junho de 2010

Os Bafana Bafana mereciam mais


Amigos, o empate é o pior dos resultados no futebol, já dizia o Profeta décadas atrás. Nesta sexta-feira, centenas de milhões de pessoas ao redor do planeta pararam o que estavam fazendo para assistir aos jogos de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. E o que vimos? Dois empates. Vinte e dois jogadores em cada uma das partidas, suando até a última gota, para tudo terminar sem um vencedor. Ao final das batalhas, baixou em todos nós um colossal sentimento de frustração coletiva.

No segundo jogo, França e Uruguai foram ainda mais irritantes, pois além de empatarem, o fizeram sem gols. O zero a zero é a negação do futebol. Deveria ser um placar proibido, por toda a sensação de tristeza e impotência que causa. Além do escore em branco, o futebol exibido pelos dois selecionados esteve muito abaixo do esperado para dois escretes que já levantaram a taça. Na Celeste Olímpica, o destaque positivo foi o aguerrido Forlán, apesar do incrível gol perdido. Os sete metros e quebrados da trave se escancararam diante do louro atacante uruguaio, e ele chutou a bola para longe, isolando a chance clara. Na França, não destaco ninguém positivamente. Negativo é o treinador Domenech, que - acreditem, amigos - não convoca nenhum jogador do signo de escorpião. A França já foi eliminada de Mundiais pelo Brasil (em 1958, degaulleada, 5 a 2), pela Itália, pela Alemanha. Em 2010, os franceses serão eliminados pela astrologia.

O melhor do dia foi o primeiro jogo, o da África do Sul de Nelson Mandela. O eterno líder não estava presente no estádio, devido à tragédia que se abateu sobre sua família (a morte de sua bisneta na véspera). Mas deve ter visto pela TV os Bafana Bafana de Parreira jogarem um futebol alegre, e acima de tudo digno. Os anfitriões mereceram a vitória, apesar do grande esforço dos mexicanos. Quando já venciam por 1 a 0, os sul-africanos tiveram um pênalti claríssimo ignorado pelo árbitro do Uzbequistão. Um pênalti de almanaque, que provavelmente decidiria o confronto. Logo depois, o gol do México calou as vuvuzelas. Já no apagar das luzes, o bom atacante Mphela - o mesmo que já sofrera a penalidade - quase desempatou, mas a bola Jabulani preferiu beijar o pé da trave, caprichosamente. Definitivamente, os Bafana Bafana mereciam mais que um empate hoje.

O maior espetáculo do futebol continua amanhã, com destaque para a batalha Argentina x Nigéria. A imprensa mundial só fala em Messi, que Messi faz, que Messi acontece. Mas se este escriba fosse colocar fichas nesta partida, faria suas apostas na zebra africana. Ele acha que a vitória da Nigéria já está escrita há trinta séculos, e que o jogo será apenas uma formalidade, um mero cumprimento do vaticínio.

PC

4 comentários:

  1. Cara, que GOLAÇO que o cabôco da África do Sul fez, hein? Pegou na veia e valeu o jogo!

    ST!

    ResponderExcluir
  2. Argentina 2 x 0 Nigéria

    Higuaín e Di Maria

    ResponderExcluir
  3. O que salva a França são seus africanos...dois deles jogam muito bem e foram os destaques. Ribery jogou borra nenhuma. O Uruguai não sabe sair jogando...destaco a atuação defensiva de Loco Abreu, salvou pelo menos duas bolas de perigo.

    Repito o comentário, mula que sou, botei no texto errado.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.