domingo, 27 de junho de 2010

Larrionda e Rosetti, os personagens do domingo


Amigos, hoje podemos dizer: a Copa do Mundo finalmente está completa. Até ontem, faltava a aparição de um personagem importante, decisivo, folclórico, polêmico. Aquele personagem que não viu o passinho de Nilton Santos em 1962... Aquele personagem que viu a bola de Hurst entrar em 1966... Aquele personagem que não viu a mão de Maradona em 1986... Aquele personagem que não viu a mão de Henry nas eliminatórias... Faltava ele, amigos, faltava ele: o juiz-ladrão. Não falta mais. Hoje, tivemos dose dupla: primeiro o uruguaio Larrionda garfou a Inglaterra; depois o italiano Rosetti garfou o México. E foram ambos decisivos nas classificações, Larrionda para a Alemanha e Rosetti para a Argentina.

Na batalha Alemanha x Inglaterra, os alemães venciam por 2 a 1, com amplo domínio da peleja. Jogando completa, como hoje, a Alemanha está assustando, pelo futebol bonito aliado à eficiência de sempre. A vitória alemã era justa, mas acabou manchada quando o chute de Lampard beijou o travessão e quicou dentro - muito dentro - do gol. O bandeirinha não viu, ou fez que não viu, e o juiz Larrionda também. A curiosidade é que o lance foi muito parecido com o da final de 1966. Naquele lance, a bola não entrou e o juiz validou o gol; hoje, a bola entrou e o juiz não validou o gol. Uma vingança quarenta e quatro anos depois, na mesmíssima moeda. Os súditos da Rainha tiveram que engolir...

Em 1966, não entrou; em 2010, entrou!

A goleada alemã se construiu após o lance fatídico, com a vantagem proporcionada por poder jogar no contra-ataque. Müller marcou dois gols, mas foi Larrionda o melhor jogador alemão da partida. E por isso Larrionda é o meu primeiro personagem do domingo.

No jogo Argentina x México, quem esperava um México acuado se surpreendeu com o início da partida. Os mexicanos lançaram-se todos para o ataque, como se estivessem enfrentando a Venezuela, e não a Argentina. Os astecas só não abriram o placar porque a Argentina teve sorte: foram duas bolas na trave em dez minutos. A partida transcorria muito bem, com amplo domínio do México, até que o juiz Rosetti entrasse em ação a favor da Argentina. Em jogada de Messi, Tévez muito impedido abriu o placar, de cabeça. Escrevi "muito impedido", mas preciso ampliar: escandalosamente impedido. Não foi um simples impedimento, foi uma banheira de Cleópatra. Um lance claríssimo, que o estádio inteiro viu. Até um paralelepípedo, se estivesse presente no Soccer City, bradaria: "impedimento".

No entanto, dois cidadãos no planeta Terra não viram o impedimento: o auxiliar Ayroldi e o juiz Rosetti. Incrivelmente validaram o gol. Mas o pior estava por vir: o telão do estádio exibiu o tira-teima, mostrando a irregularidade. Os jogadores mexicanos, obviamente, apontaram para o telão, avisando à arbitragem sobre o equívoco. E então Rosetti e Ayroldi se reuniram para tomar a óbvia decisão de anular o lance. O assustador, o absurdo, o imponderável vem agora: mesmo alertados, os italianos resolveram validar o gol! E ali determinaram, no apito, a vitória argentina. Os mexicanos desestabilizaram-se psicologicamente dali em diante, e com razão. Convenhamos: uma coisa é ser prejudicado por um erro de arbitragem, outra coisa é ser roubado por um juiz consciente do roubo. Se isso ocorresse há algumas décadas, instalar-se-ia um sururu monumental no campo, e não haveria mais jogo. Na época do fair play, a batalha continuou. Apenas por formalidade, diga-se, porque depois daquilo era impossível outro resultado que não fosse a vitória argentina. E por ter garantido o triunfo dos hermanos, Rosetti é o meu segundo personagem do domingo.

Alguns defenderão o juiz Rosetti, dizendo que a arbitragem não pode ter ajuda eletrônica. Lembro a vocês que isto é hipocrisia. Em 2006, foi a TV que expulsou Zidane na final da Copa. Ano passado, foi a TV que deu um pênalti para o Brasil contra o Egito na Copa das Confederações. Manter uma decisão incorreta, que prejudica o espetáculo, por causa de uma recomendação estúpida, é não gostar de futebol. Futebol se decide dentro das regras. Quando as regras são rasgadas, não é mais futebol. A Argentina, que já venceu dois Mundiais suspeitos (78 e 86), foi novamente beneficiada, desta vez com um agravante: o juiz sabia que estava errando, e preferiu insistir no erro. Uma pena.

PC

14 comentários:

  1. Meu amigo, que saudade da nossa arbitragem!!! Que venha logo o brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  2. Exclusivo:

    Confira a entrevista do arbitro Jorge Larrionda que anulou o gol legitimo que seria o segundo gol da Inglaterra fala sobre o lance.

    Reporter: Larrionda, o que de fato aconteceu para nao validar o gol naquele lance que seria o segundo gol da Inglaterra, claramente vimos que a bola entrou.

    Larrionda: Para que o gol seja válido, é preciso que a bola passe a linha do gol e fique lá dentro. No caso em questão, a bola entrou, olhou, não gostou do que viu e saiu. Assim, não seria possível validar o gol pois iria contra a vontade soberana da bola! Quem quiser reclamar, dirija-se à própria bola, A Jabulani.

    ResponderExcluir
  3. Se o Carlos Simom " conseguiu" chegar na Copa, Por que O Larrionda nao conseguiria? :)

    ResponderExcluir
  4. Simon está lá porque é o melhor juiz brasileiro. Simples assim! hehe!

    Comentários no orkut.

    ResponderExcluir
  5. Essa questão de entrou/não entrou é complicada e, no meu entender, sem solução.

    A tecnologia, mesmo com trocentas câmeras, não será 100% esclarecedora, vide um jogo nesta copa (não me lembro qual) em que até agora ninguém sabe se a bola entrou ou não entrou.

    Sou de opinião de somente usar a tecnologia quando a jogada, de alguma forma, favorecer o Fluminense.

    ResponderExcluir
  6. A diferença entre 1966 e o lance de ontem foi que o de 1966 foi muito difícil (até é complicado dar algum veredito com a imagem da unica câmera que pegou o lance), enquanto é isso, o lance de ontem foi flagrante, todo mundo viu o que a bola entrou sem precisar ver o replay e com o replay foi ridículo de perceber.

    Quanto ao uso de tecnologia, ontem ficou provado no jogo da Argentina que seria muito rápido solucionar lances complicados, bastava a imagem que foi pro telão ter ido só para o quarto arbitro e este passaria rapidamente ao trio de árbitros, que invalidariam o gol. Isso seria mais rápido que tempo que o juiz levou ouvindo reclamações mexicanas.

    Ou seja, em grandes eventos o uso de imagens de tv se mostrou rápido e eficiente neste tipos de lance de impedimento e de ver se a bola entrou ou não. Entretanto, sou contra usar imagens para marcação de faltas, expulsões de jogadores em lances de partida e coisas do tipo pois isto poderia gerar injustiças visto que a câmera lenta cria faltas inexistentes e mascara faltas existentes.

    Quanto ao Simon, esta Copa do Mundo está mostrando que além de melhor arbitro do Brasil (disparado), ele é um dos melhores do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Paulo, e outros amigos desse blog, Simom o melhor do brasil?Concordo que já foi o tempo dele, e realmente ele ERA otimo... Mas hoje em dia, o que dizer entao:

    1- Campeonato Brasileiro 2009, Fluminense x Palmeiras

    Obina marcou gol legal, subindo firme e cabeceando para as redes. No lance, Maicon segurou o palmeirense, que mesmo assim foi superior na jogada e marcou o gol. Simon anulou, alegando falta do palmeirense.

    2 - Copa do Brasil 2009, Fluminense x Corinthians

    Não foi lance que definiu a partida, mas Simon foi omisso. Tenso em partida que valia vaga nas semifinais da Copa do Brasil, o atacante Fred deu praticamente uma voadora nos pés do zagueiro William e deveria ter sido expulso.

    3 - Campeonato Cearense 2009, Ceará x Fortaleza

    Provavelmente, o maior erro de arbitragem do futebol brasileiro em 2009. Na decisão do Campeonato Cearense, Edu Sales, do Ceará, corre com a bola dentro da área, tropeça no gramado, e cai de queixo no chão. Longe do lance, Simon aponta a penalidade, que claramente não existiu. Ao menos, a decisão não influenciou o resultado final do torneio, vencido pelo Fortaleza.

    4 - Campeonato Gaúcho 2009, Grêmio x Internacional

    Um lance difícil de ser visto, mas capital. O Gre-Nal de Erechim, marcando 100 anos do clássico, estava empatado. Jonas recebeu em condição legal, marcou para o Grêmio, mas Simon anulou o lance. Em seguida, Nilmar colocou o Inter em vantagem e confirmou vitória por 2 a 1. Após o jogo, o árbitro reclamou da iluminação no estádio e minimizou o erro

    5 - Brasileiro 2008, Cruzeiro x Flamengo

    Cruzeiro e Flamengo lutavam por título e vaga na Copa Libertadores, na 36ª rodada do Brasileiro. Os cruzeirenses venciam por 3 a 2 e, aos 46min, Diego Tardelli foi claramente derrubado por Léo Fortunato, dentro da área. Na reclamação, Simon, que virou inimigo do Flamengo, expulsou Tardelli e Fábio Luciano. Desde então, o árbitro gaúcho não foi escalado em nenhum jogo dos rubro-negros.

    6 - Copa do Brasil 2007, Botafogo x Atlético-MG

    Um erro que o próprio Simon admite. No Maracanã, o Atlético-MG buscava o empate e a vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Tchô foi derrubado dentro da área por um defensor do Botafogo e o árbitro gaúcho nada marcou, em erro que custou a classificação atleticana.

    7 - Copa do Mundo 2006, Itália x Gana

    A atuação de Simon na Copa 2006 provocou revolta em Gana. Na estreia contra a Itália no Mundial, o árbitro gaúcho não deu penalidade clara para os africanos, em falta de De Rossi em Asamoah Gyan. O lance se deu no momento em que jogo estava 1 a 0 para os italianos, que acabaram marcando o segundo gol nos acréscimos.

    Resumindo: Ou existe outro carlos simom, ou na televisao de vocês está passando uma arbitragem que só vocês conseguem ver, Simom o Melhor Arbitro do mundo e do Brasil, ?? É uma ofensa a arbitragem brasileira que vem melhorado ano após anos.

    ResponderExcluir
  8. Rafael,

    No jogo 1, tem imagens que mostram que o Obina fez falta, então o Simon não errou e foi vitima da imprensa paulista.

    No lance do Tardelli, lembro que também apareceu uma imagem depois mostrando que não foi penalti, mas a imprensa também fez vista grossa e preferiu meter o pau no arbitro.

    Enfim, em terra de MLH, Simon é o melhor.

    ResponderExcluir
  9. Bigmonts, respeito sua opniao, mas voce apenas defendeu 2 dos 7 lances capitais da arbitragrem do Simon,e mesmo assim, equivocados pois Obina sofreu a falta e nao fez a falta, e no lance do tardelli, acho que está equivocado, tanto que desde 2008 Simon nao apita nenhum jogo do flamengo pois a comissao de arbitragem conscientizou do erro de Simon.
    Agora, percebo que falta dados nos cometarios sobre o Simon, essa é uma opnião que eu respeito, mas sem dados , pois o Simon não é o melhor, e sim, O MAIS experiente por ter sido o primeiro arbitro brasileiro em atividade a estar no quadro da fifa, como tudo na vida, tem seu tempo, e tem sua fase de excelencia e depois o nivel tecnico cai naturalmente, assim é o Simon, confira o ranking dos arbitros brasileiros da Fifa e veja que tem muitos outros melhores que o Simon como o Paulo Cesar, Roman, Vuaden, dentre outros, arbitros que nao foram suspensos das arbitragem e nem tiveram lances capitais que interferiram nos resultados.

    • Carlos Eugênio Simon (RS) - 03.set.1965 - Admitido em 1997
    • Evandro Rogério Roman (PR) - 03.mar.1973 - Admitido em 2008
    • Héber Roberto Lopes (PR) - 13.jul.1972 - Admitido em 2002
    • Leandro Pedro Vuaden (RS) - 29.jun.1975 - Admitido em 2009
    • Marcelo de Lima Henrique (RJ) - 26.ago.1971 - Admitido em 2008
    • Paulo César de Oliveira (SP) - 16.dez.1973 - Admitido em 1999
    • Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ) - 03.jul.1975 - Admitido em 2010
    • Ricardo Marques Ribeiro (MG) - 18.jun.1979 - Admitido em 2009
    • Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP) - 14.set.1968 - Admitido em 2005
    • Wilson Luiz Seneme (SP) - 28.set.1970 - Readmitido em 2009

    ResponderExcluir
  10. Rafael, dos jogos que você citou do Simon, só me lembro de três:

    Cruzeiro x Flamengo (Brasileiro 2008) - ele acertou. Uma câmera de trás mostrou que Diego Tardelli de fato se atirou.

    Fluminense x Palmeiras (Brasileiro 2009) - ele também acertou. Postei aqui mesmo no blog a entrevista do Obina confessando que fez a falta.

    Ceará x Fortaleza (decisão 2009) - nessa ele errou mesmo. Mas, como você mesmo disse, deu sorte e o erro não influenciou no resultado.

    Não vejo um árbitro brasileiro sequer próximo ao nível dele, hoje. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  11. Rafael,

    O Simon não apita mais jogos do Flamengo por conta do poder político do clube rubro-negro, o mesmo poder político que faz o MLH sempre apitar clássicos do Flamengo.

    A arbitragem brasileira não está boa, o Garciba operou o Fluminense contra o Corinthians em São Paulo.

    Além disso, o Paulo César que você diz ser melhor que o Simon alterou um resultado de uma partida neste neste Campeonato Brasileiro. Ceara e Fluminense jogavam em Fortaleza, Cássio, zagueiro do Flu, desarma limpo, na bola, o jogador do Ceará na área, o arbitro Paulo César de Oliveira marca penalti e EXPULSA o zagueiro tricolor. Geraldo bate o penalti com paradinha, Rafael defende heroicamente (heróico, pois a paradinha é uma covardia com o pobre do goleiro), mas o soprador de apito manda voltar o lance e na segunda cobrança o jogador do time cearense converte. O jogo termina 1 a 0, com um gol totalmente irregular.

    Por conta deste dois jogos o Fluminense não é lider do Campeonato.

    Respeito sua opinião, mas pelo que mostrei, tenho razões em achar o Simon o melhor juiz em atividade, um dos motivos é o fato dele ser punido quando supostamente erra, pq será que quando o Simon erra (ou não erra, só é acusado injustamente disto como já citei em alguns lances) ele é punido e quando árbitros como MLH erram nada acontece?

    []'s

    ResponderExcluir
  12. [OFF-TOPIC]

    PC, acho que as fotos de mulheres nos posts podem continuar eternamente. rs.

    [/OFF-TOPIC]

    ResponderExcluir
  13. Montanha, hehehehe! Tem uns jogos que ficariam com belas fotos. Pena que o Coritiba caiu! hehehehehe!

    Vou pensar no assunto, mas talvez as leitoras não vão gostar muito, e pior, podem pedir igualdade de direitos! Aí vai ser dose! hehehe!

    ResponderExcluir
  14. PC,

    simples, é só você pedir para elas mandarem fotos delas com camisas de clube para você colocar nos posts, assim elas não reclamam...rs...faz tipo um concurso de torcedora mais bonita do país no final do ano..rs.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.