segunda-feira, 21 de junho de 2010

História - Coréia do Norte x Portugal

(foto: Getty Images)

Amigos, o único jogo disputado até hoje entre Coréia do Norte e Portugal foi de tirar o fôlego. O confronto valeu pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1966, e foi disputado no Goodison Park, em Liverpool. É até hoje a maior virada da história das Copas:
23/07/1966 - Portugal 5 x 3 Coréia do Norte - Goodison Park (Liverpool, Inglaterra)

Aos 25 minutos do primeiro tempo, a Coréia do Norte já vencia por 3 a 0, com gols de Seung Zin Pak, Dong Woon Li, e Seung Kook Yang. Mas, ainda no primeiro tempo, começaria a reação portuguesa.

Aos 27, Eusébio descontou. Aos 43, cobrando pênalti, Eusébio assinalou mais um. Aos 11 do segundo tempo, um Eusébio impossível marcou seu terceiro gol, igualando o placar. Três minutos depois, mais uma vez cobrando pênalti, Eusébio assinalou o quarto. Aos 35, o ponta-direita José Augusto deu números finais à partida: Portugal 5 a 3.

A Seleção Portuguesa de 1966, comandada pelo brasileiro Otto Glória, é tida até hoje como o melhor selecionado a ter defendido a bandeira lusitana. O discurso de Otto no intervalo daquele jogo fatídico está até hoje vivo na memória de José Augusto: "Seus filhos da mãe, vocês me deram uma grande alegria ao vencerem meus irmãos brasileiros, mas agora proporcionam um enorme desgosto. Voltem lá e comam os coreanos vivos". As duras palavras deram resultado...

No entanto, Portugal acabou eliminado pela Inglaterra na semifinal, por 2 a 1 (gols de Bobby Charlton para os ingleses e, claro, Eusébio para os portugueses). Eusébio recebeu a Chuteira de Ouro como melhor jogador daquele Mundial.

Os quatro gols de Eusébio contra a Coréia do Norte constituíram um recorde em Copas do Mundo até 1994, quando o russo Oleg Salenko marcou cinco contra Camarões.

PC

PS: descrição da foto: no chão, Eusébio divide a bola com o zagueiro Yung Kyoo Shin e o goleiro Chang Myung Lee, na histórica partida de 1966, no Goodison Park, em Liverpool.

8 comentários:

  1. hahahahaha
    E eue que falei que Portugal tinha ataque limitado e que ia penar pra conseguir 2 a 0?

    ResponderExcluir
  2. Mas continuo sem ver qq coisa de especial nesse time...a Coréia não jogou um décimo do que jogou contra o Brasil. CR7 jogou muito. Mas minha opinião sobre os lusos não muda.

    ResponderExcluir
  3. Leandro, o senhor é um fanfarrão, um "profeta do que já aconteceu". rsrsrs!

    ResponderExcluir
  4. Ramon,

    Um ataque que tem Cristiano Ronaldo e Nani com Deco municiando nunca será um ataque limitado.

    E não é que os coreanos jogaram bem contra o Brasil, foi o Brasil que jogou muito mal contra os coreanos.

    Alias, essa seleção do Dunga tem está mania (que já vem de tempo) de se complicar contra times de quinta categoria e jogar bem contra bons times.

    ResponderExcluir
  5. Montanha, Deco tá machucado e Nani nem na Copa tá. O time é fraco, não vai longe.

    O problema do Brasil contra os pequenos é a pouca quantidade de peças ofensivas. É só armar uma retranca que a seleção se complica. Vi pouquíssima diferença entre o Brasil ontem e na estréia. A diferença foi o adversário. A Coréia se aplicou na marcação muito bem durante toda a partida. Já a Costa do Marfim estava na defesa (não tão bem quanto a Coréia), tomou o gol cedo e teve que sair pro ataque, isso facilitou demais pra gente.

    ResponderExcluir
  6. Hoje a Coréia tomou sufoco no início, em seguida dominou Portugal. Aí saiu o gol português, e a Coréia se perdeu em campo. No segundo tempo os coreanos voltaram mais acertados, mas novamente o acerto durou até a grande jogada do segundo gol, a partir daí eles ficaram mais perdidos que cego em tiroteio e a goleada aconteceu. A Coréia jogou MUITO menos que contra o Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Um ataque com Cristiano Ronaldo, jamais será fraco e o time é bom, está longe de ser fraco.

    Alias, se Portugal é fraca, acho que não tem quatro seleções fortes nesta copa, sei la.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.