domingo, 9 de maio de 2010

Fluminense garfado - A odisséia continua



Amigos, de vez em quando, eu esbarro num tricolor saudosista. É um tipo esplêndido, que vive enfiado num passado glorioso e épico. Outro dia, um deles me encontrou no Largo do Machado, e pôs-se a falar sobre os tempos antigos do futebol carioca. Discorreu sobre Castilho, Garrincha e contemporâneos. Babou ao relembrar a Copa Rio do longínquo 1952, e também o tri do Flamengo em 1955. Falou-me também dos juízes ladrões daquela época. Disse ele que, quando o árbitro inventava de prejudicar uma equipe, saía do estádio sem sequer tomar banho. Isto porque, se fosse ao vestiário, seria recebido a pauladas e pontapés.

Na quarta-feira, o Vasco foi garfado contra o Vitória, em pleno São Januário. Talvez inspirados pelo meu amigo, os dirigentes de São Januário resolveram tirar satisfação com o juiz larápio. Sabem o que aconteceu? O ladrão relatou as ofensas na súmula, e talvez o Vasco seja até punido pelo Superior Tribunal de Injustiça Desportiva. Sou obrigado a concordar com o tricolor saudosista. Quanta saudade do tempo em que os árbitros ao menos tinham medo de roubar.

Examinem o que aconteceu neste domingo, no Castelão, em Fortaleza. O juiz Paulo César de Oliveira, em um lance, decidiu a partida a favor do Ceará, contra o Fluminense. Cabe descrever em detalhe a jogada completa. O Ceará rouba uma bola no meio-de-campo, com falta. Meu xará manda seguir. Após um passe em profundidade, o zagueiro tricolor Cássio efetua um desarme limpíssimo, transparente, na bola. E então se escuta o barulho hediondo do apito: pênalti? Sim, PC estava marcando o pênalti! Pior: além de inventar a penalidade, ainda expulsou Cássio.

Acham que acabou aqui? Não, claro que não. Na cobrança, com a covarde paradinha, o goleiro tricolor Rafael se adiantou e defendeu. O juiz ladrão precisava completar o serviço, e mandou voltar, claro. Bruno, Rogério Ceni e outros podem defender se adiantando. Rafael não. Na segunda cobrança, mesmo com a invasão da área, o larápio validou o gol do Ceará.

Depois disso, o Fluminense até tentou reagir. Mas, com dez em campo, sentindo os desfalques (principalmente o de Fred), e atuando contra a arbitragem caseira, tratava-se de uma luta inglória.

Nos últimos três Campeonatos Brasileiros, o Fluminense foi o clube mais garfado, de acordo com os mais diversos levantamentos de erros de arbitragem. Em cada ano, foram mais de dez pontos surrupiados de Laranjeiras. Será que começou hoje um absurdo e triste tetracampeonato?

ACORDA, DIRETORIA!

PC

**********

ANEXO: levantamento feito pelo Globoesporte, durante o Campeonato de 2008:

14 comentários:

  1. Perfeito.

    É impressionante como certas regras só valem para o Fluminense!
    Vide a de cartão vermelho para o último homem. Jogo após jogo aponto: "Mais uma vez não expulsam o último homem!". Um exemplo recente foi esse que vc citou Vasco x Vitória. Viáfara tinha que ser expulso.
    Hoje Cássio foi expulso, sem sequer cometer a falta.

    Mas quando os jogadores do Ceará paravam os contra-ataques do Flu, o larápio não aplicava a regra deixando de dar os amarelos. Bastava um jogador do Flu parar um contra-ataque com falta que a TV já focalizava o larápio com o amarelo na mão.

    A arbitragem brasileira é podre.

    ResponderExcluir
  2. Concordo sim que formos garfados. Mas detesto falar de arbitragem. E sabia que aquele cartão vermelho faria o Flu melhorar. E não deu outra. Só que o elenco é FRACO!
    Óbvio q é só a 1a rodada e não tem q ter desespero. O trabalho de Muricy está começando e enquanto Fred não voltar e os reforços (de peso) não chegarem temos q ter paciência. E q paciência!
    Momento deboche pro Ramon: Marquinho (tenta) pedalar. André Lima e Mariano brincam de esconde esconde. JC foi pra pelada. Jogadores desceram pro play e não avisaram à torcida. Só q esqueceram de avisar pra eles q quem brinca no Brasileiro pode se machucar. E feio!
    Duro é ter q ver e ouvir o sorriso de tártaro (apelido dado por @eletrosheep), leia-se, Renato M. Prado, o presidente da flapress, debochando: "Muricy começa na zona de rebaixamento.
    É amigos, começou o brasileirão: juízes roubando, flapress dando pitacos, nós sofrendo...
    Só pra resumir: Flu, Ceará e a arbitragem fizeram um jogo digno de 2a divisão.
    Pra mim o Ceará volta pra lá!
    E qto ao Flu, não vejo essa derrota de forma muito ruim... Há males q vem pro bem! E podem me cobrar isso depois! hahahaha!
    ST

    ResponderExcluir
  3. Realmente é difícil esse timinho do Ceará não cair. Acho que bastava o Alan jogar pra gente sair pelo menos com um empate.

    É, Fernanda. Momento deboche sensacional novamente, se continuar assim vai virar tradição. rsrsrs

    Costumo defender o JC por ele ser um jogador técnico. Mas hoje ele foi pra pelada mesmo, só podia tá de sacanagem...jogou borra, borra nenhuma!

    Achei o Mariano no segundo tempo. Já o André Lima me fez de bobo...nem vi.

    ResponderExcluir
  4. Marquinho "pedalando" não é digno de comentário.

    ResponderExcluir
  5. Eu não vi o jogo, nem ouvi, acabei acompanhando no tempo real do globoesporte.com, por isso não tenho muito o que dizer.

    Porém, se o juíz fez mesmo isso...ele tem que ser banido do futebol, BANIDO!!!! Por menos que isso quase jogaram o carreira do Simon no lixo!!! E olha que o Simon estava certo!!!!

    Entretanto, acho que isso é problema não só da nossa diretoria, também é por conta de não termos representantes na midia.

    Quando roubam um time paulista, a imprensa paulista cai de pau reclamando a semana toda.

    Quando roubam o Flamengo, a flapress cai de pau no juiz, chama de fdp e tudo.

    Quando roubam o Fluminense, ninguém fala nada, todo mundo fica quieto, muitas vezes nem mostram o lance...etc.

    Na verdade, acho que o quesito sorte tem sorrido para uns times que acabam dando a sorte de sempre serem beneficiados pelas arbitragens e tem a sorte de quando os arbitros prejudicarem eles a midia cair de pau no arbitro. Alguém se lembra dos titulos do são paulo que batia e não podia apanhar?!

    Então, é foda. O acaso e a sorte esta agindo mais em favor de uns times e menos em favor de outros. O futebol é honesto, mas a sorte esta agindo só a favor de alguns.

    []'s

    Para ficar legal, bom post do Flavio Gomes contando como fez o Galvão pagar a conta.

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/04/28/vinho-bueno/

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente! Nunca Marquinhos poderia jogar no lugar de Everton. E S não deveria ter saído para a entrada de Wilians, que é, simplesmente INOPERANTE! Substituição lamentáveis que Muricy fez. Espero que ele não repita mais essa escalçao e não caia no mesmo erro. Agora é esperar a volta de Fred. É o que nos resta....

    ResponderExcluir
  7. Essa falta do Michel no Diguinho no lance que deu origem ao pênalti do Ceará foi escandalosa.

    ResponderExcluir
  8. PC, o juizeco sacaneou nessa mas o Muriçoca tb não ajudou né? Será que ele ainda vai insistir com o André Lima por quanto tempo? Sei que ele não possui outras opções de centro avante mas já que não as tem que jogue sem um centro avante. O cara é um a menos em campo. Só teremos alguma chance de ataque com a volta do Alan, se este ocupar o lugar do André Lima. Esse time completo ainda pode se acertar mas é fato que necessitamos de elenco.

    ResponderExcluir
  9. Foi pra tanto não...
    Houve erros, mas nada dessa magnitude...

    Ricardo Gioia
    www.canelada.com.br

    ResponderExcluir
  10. O time jogou mal, esse time é medíocre, só se salva o Conca, o resto é o resto.
    Achar q Fred é o salvador é 1 engano.

    Demitiram o Cuca porq ele perdeu 6 jogos em 48, o Murici perdeu todos até agora.

    Diguinho reclama de pressão, mas ué q eu saiba em qualquer emprego há pressão e cobrança de metas.

    Não ganhamos nada e com esse timinho vai ser difícil ganhar alguma coisa além de milhagem nas passagens de avião.

    Quando essa diretoria vai meter a mão na consciência e ver q time de empresário de futebol e patrocinador não é time do Clube.

    Eu amo o FLUMINENSE, mas q a cada dia viramos mais joguete de patrocinadores.

    Estamos nos afundadando desde a saída do Cuca.

    Juiz de futebol sempre vira ladrão qndo o resultado não nos agrada.

    se jogasse direito e marcando não haveria reclamações.

    Queremos vitórias e não desculpas.

    ResponderExcluir
  11. PC, garfado ou não, o time precisa melhorar muito! O Conca esqueceu o futebol? E os atacantes... que atacantes? A esperança é o Muricy dar uma chacoalhada na diretoria pra se mexer. Perder para o Ceará é brincadeira!

    ResponderExcluir
  12. Eu não vi o jogo, só ouvi!
    Mas ouvi uma arbitragem medíocre e vamos combinar, nada de dignidade! Nem pra segunda e nem pra oitava divisão...
    Concordo que o elenco do Fluminense está fraco, poderíamos sim ter chegado ao empate, mas com um árbitro daqueles e nossos desfalques, ficou realmente muito difícil....

    Mas não é tão ruim... ano passado ganhamos a primeira rodada contra o falso tricolor e por muito pouco não caímos... basta acordarmos a tempo, que quem sabe, podemos até ser campeões... será?

    Isso claro, se a CBF não der um jeito URGENTE nessa arbitragem medíocre que temos no Brasil...

    É isso...
    Beijos PC!!!

    ResponderExcluir
  13. Povo, eu sei que o time precisa melhorar, e que o elenco precisa de reforços.

    Mas isso NÃO APAGA a péssima arbitragem. Não apaga o fato de termos perdido 1 ou 3 pontos ontem. NÃO APAGA!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.