quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Matemática e futebol

Amigos, futebol e matemática são dois assuntos que me fascinam. Convenhamos: são dois temas apaixonantes. Quem nunca se viu babando frente a um golaço? Quem nunca se encantou com uma beleza dos números ou da geometria? Também gosto bastante quando futebol e matemática, matemática e futebol, se misturam. O leitor já deve ter percebido isso, pela quantidade de retrospectos que publico aqui. Adoro, por exemplo, saber que Grêmio e Internacional já se enfrentaram 378 vezes, e ainda assim ninguém sabe quem vencerá o próximo Grenal. Adoro saber que o Flamengo venceu mais Fla-Flu's, embora o Fluminense tenha vencido os mais importantes. Adoro saber que o Fluminense só tinha 1% de chances de escapar do rebaixamento, e mesmo assim escapou.

Há, entretanto, um aspecto dessa relação entre matemática e futebol que me irrita, e me apavora. Evidentemente, o problema não é nem com a matemática, nem com o futebol. O problema, como sempre, está na burrice de algumas pessoas. Perdão, burrice, não. O problema está na ignorância dos indivíduos. Por exemplo, a luta do Fluminense no ano passado. Os matemáticos diziam: "o Fluminense tem 99% de chances de ser rebaixado". E eles estavam certos: só mesmo um milagre salvaria o Tricolor. O problema veio com os idiotas da objetividade, na imprensa, que interpretaram os números como um rebaixamento antecipado. Entraram por um cano deslumbrante, todos sabemos: o Fluminense operou o tal milagre, e escapou.

Outro exemplo de mau uso da matemática está nas famosas pesquisas de torcida. Não sei quem comanda as tais pesquisas do Ibope, do Datafolha, do CNT/Sensus. Tampouco conheço os métodos de recenseamento por eles utilizados (por que não são divulgados?). Mas tenho uma certeza absoluta com relação a elas: os resultados que elas apresentam são completamente equivocados. Vamos aos números.

Pesquisa realizada pelo CNT/Sensus, em dezembro de 2009, indicou a torcida do Fluminense como a décima-segunda maior do país, com 1,0% da população brasileira. Logo atrás, vinham as torcidas de Goiás (0,9%) e Atlético/PR (0,8%). Alguém em sã consciência consegue acreditar nesses números? A comparação da torcida do Fluminense com a torcida do Santos (3,7%) também beira ao ridículo. Qualquer cidadão que acompanha o futebol brasileiro sabe que a torcida tricolor é muito maior que as três outras citadas.

Outra pesquisa mais recente, do Datafolha, aponta dados semelhantes aos do CNT/Sensus. O Ibope também já divulgou pesquisas de torcida recentemente com dados parecidos. Algumas apontando também Bahia e Vitória com torcidas numericamente próximas à do Fluminense. Quero que as digníssimas pessoas responsáveis por esses recenseamentos me expliquem os próximos parágrafos. Será que elas conseguem?

Primeira evidência: média de público como mandante nos jogos do Campeonato Brasileiro de 2009 (só lembrando: o momento do Fluminense não ajudou em nada, lutando contra o rebaixamento durante todo o certame).
(fonte: públicos divulgados pelos clubes em cada jogo)

Segunda evidência: as vendas dos pacotes pay-per-view do Campeonato Brasileiro de 2009 (repetindo: o momento do Fluminense não ajuda!).
(fonte: divulgação da Sky)

Terceira evidência: em 2008, Renato Ribeiro Leite, gerente do Grupo SBF, afirmou: "As camisas que mais vendem são Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Fluminense". Cabe lembrar: as Lojas Centauro, espalhadas pelo país, são de propriedade do tal grupo. Quem ganha dinheiro com o negócio sabe que a torcida do Fluminense não é a décima-segunda maior do país.

Quarta evidência: suponhamos que a torcida tricolor seja 10% da população do Estado do Rio de Janeiro, estimada em 20 milhões. Quem vive aqui sabe que essa é uma estimativa para lá de conservadora. Repito: para lá de conservadora. Nesse caso, só no Estado do Rio, o Fluminense possui 2 milhões de torcedores. Isso é o mínimo! Quem conhece o Espírito Santo e o Distrito Federal sabe que, também por baixo, 10% das populações desses locais torcem para o Fluminense. Novamente sendo conservadores, obtemos mais 450.000 torcedores tricolores. Sabemos que há também concentrações de tricolores em outros lugares do país (principalmente interior de MG, SP, SC, AM e estados do Nordeste). Estimativas mais uma vez conservadoras colocam cerca de 600.000 tricolores no restante do país. Arredondando, nossa estimativa conservadora chega aos 3.000.000. Se somos 1% da população brasileira, logo concluímos que o Brasil possui, no mínimo, 300 milhões de habitantes. Um erro de mais de 100 milhões de pessoas, amigos! 50% é um erro inaceitável, em qualquer contexto.

Quinta evidência: o feitiço vira contra o feiticeiro. Pesquisa Ibope de outubro de 1993:
1º Flamengo (RJ) - 16,5 %
2º Corinthians (SP) - 13,6 %
3º São Paulo (SP) - 7,2 %
4º Vasco (RJ) - 6,2 %
5º Fluminense (RJ) - 4,6 %
6º Palmeiras (SP) - 4,3 %
7º Botafogo (RJ) - 3,4 %
8º Atlético (MG) - 3,3 %
9º Cruzeiro (MG) - 3,2 %
10º Santos (SP) - 3,1 %
Internacional (RS) - 3,1 %
12º Grêmio (RS) - 2,6 %
13º Bahia (BA) - 2,5 %
14º Sport (PE) - 2,2 %
16º Santa Cruz (PE) - 2,0 %

Será que um período tão curto, 16 anos, menor que alguns famosos jejuns do futebol brasileiro, modificou tanto assim o cenário?

Podem querer enganar a massa. Mas meus leitores são pessoas esclarecidas, que sabem interpretar textos, que não se deixam ludibriar facilmente. São pessoas inteligentes.

Merecemos respeito.

PC

13 comentários:

  1. PC, eu só não aceito essa conta de multiplicar a porcentagem de torcedor de um clube pela população. Pelo amor de meus filhinhos, é óbvio que 70% das mulheres, 20% dos homens e 100% dos gays não torcem para nenhum time. É forçar muito a barra.

    ResponderExcluir
  2. pc, o que o minoru disse está certo. não dá pra fazer o cálculo com a população brasileira na sua totalidade. agora,cruzeiro, atlético -mg, grêmio e inter só têm torcida em seus estados. o santos nem torcida tem! colocar os 4 do rio com menos torcida q esses aí tem outro nome.

    ResponderExcluir
  3. Só morreram tricolores e nasceram torcedores de outros clubes neste periodo ¬¬'

    ResponderExcluir
  4. PC,

    dá uma olhada em

    http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=936

    para a fonte original da informação, sem a análise de nossa imprensa esportiva. Lá tem a metodologia, margem de erro e intervalo de confiança.

    quando colocada por estado, a pesquisa diz que a torcida do Flu no estado do Rio é de 10%, o índice que você deu 'por baixo'.

    muitas das discrepâncias podem ser explicadas pela própria margem de erro da pesquisa, que é de +- 2%. Isto coloca muitos dos times 'no mesmo saco'. Pela pequisa por exemplo qualquer afirmação sobre comparação de torcida do Flu e do Bota não tem base.

    ah, tem outra: segundo a pesquisa o time de maior torcida no Brasil é um tal de 'NENHUM', com 23% da população. Este dado me surpreende também, todos os que conheço declaram torcida por um time, mesmo que não acompanhem futebol.

    em relação aos 'matemáticos' que deram 98% de chances de o Flu cair tenho minhas restrições, explicadas em
    http://fredliporace.blogspot.com/2009/12/queda-dos-matemagicos-da-bola.html

    ST
    Fred

    ResponderExcluir
  5. É, PC... é complicado falar em números quando eu tenho uma pessoa aqui em casa (minha mãe) que sequer fica no mesmo aposento que eu quando estou assistindo futebol, não sabe qualquer coisa sobre o esporte mas fala prá quem quiser ouvir que é flamenguista...

    Não dá prá acreditar em números...

    ResponderExcluir
  6. Parece que Espírito Santo, estado no qual o Flu pode ter uma torcida significativa, ficou de fora da pesquisa. Pelo menos não aparece em nenhuma das tabelas detalhadas.

    ResponderExcluir
  7. Creio existirem outras variáveis em jogo também, como por exemplo:

    1) Índice de correlação positivo entre poderio econômico e o fato de se torcer para o fluminense. A meu ver o fluminense tem uma das torcidas mais elitizadas do Brasil. Por isso o público do pay-per-view tão elevado.

    2) Índice de fanatismo dos torcedores. Acredito que a do Fluminense seja bem alta também.

    3) Diferente análise da situação no campeonato. Não creio que a situação do Fluminense tenha prejudicado o público não, pelo contrário. Fugir do rebaixamento era um fato com correlação positiva que atraía mais torcedores a cada jogo. O Corinthíans por exemplo tinha fator negativo, já que não disputava nada no campeonato.

    Eu acredito nas pesquisas estatísticas sim. Pelo menos quanto às de torcida. Elas não diferem entre si quase nada. Pegam uma amostra de X pessoas de cada estado, usam distribuição normal, calculam margem de erro pelo desvio, pegam a proporção da pop de cada estado, etc.

    Entretanto, não acredito quando afirmam: "O Fluminense tem 99% de chances de ser rebaixado." Isso depende EXTREMAMENTE do modelo utilizado. Não há um modelo ótimo, obviamente. Senão haveriam matemáticos milhionários em um mundo com sites tipo betfair / bet 365. Por exemplo, se fosse utilizado um modelo somente dos último 3 jogos com atualização a cada rodada as chances do fluminense eram bem maiores do que 99%. Tenho o palpite que esse modelo usava o campeonato todo, visto que mais ou menos na mesma época o palmeiras tinha chances enormes, apesar de q vinha numa sequencia ruim de jogos.

    Ah, a pesquisa mais fácil e precisa creio que seja digitar o nome dos time e ver a quantidade de pessoas nas comunidades do orkut. Pelo menos para a proporção de torcedores de cada time.

    ResponderExcluir
  8. Minoru e Massami, eu acho válido sim extrapolar para a população toda, no caso do Brasil. Conheço pouquíssimos brasileiros que não possuem um time do coração. Uns são mais apaixonados, outros menos. Mas a grande maioria declara sim torcer para um time.

    Frederico, concordo que a margem de erro explica algumas discrepâncias. Afinal, se a torcida do Fluminense está com 2% e a margem de erro é de +/-2%, podemos ter de 0 a 4% da população, empatando tecnicamente com quase todas as outras torcidas. Isto é, não dá para se concluir quase nada dessas pesquisas.

    Nikolas, sua consideração sobre o maior poder aquisitivo da torcida do Fluminense é claramente verdadeira. Obrigado pelo argumento.

    Obrigado também a todos pelos comentários!
    PC

    ResponderExcluir
  9. PC, eu acho a pesquisa do pay per view ridícula. o universo é minúsculo, se comparado com a população brasileira.era só ouvir todo mundo na inscrição ou no site.

    ResponderExcluir
  10. Noventa e tantos por cento da torcida do urubu frafraco nem sabem o que é futebol...

    Não incluíram o Espírito Santo na pesquisa? Não dá pra levar a sério um lixo de pesquisa desses...

    ResponderExcluir
  11. Exemplo de manipulação das massas pelos números. Pode parecer bobagem para alguns mas quem entende sabe que do ponto de vista econômico essas pesquisas "encomendadas" e sem fundamento de inocentes não tem nada, elas só trazem um prejuízo enorme para a imagem do clube. Infelizmente no caso do Fluminense só vem reforçar a tese que as diretorias dos últimos anos não estão nem aí para essas publicações levianas e deixam passar batido fazendo pouco caso dessas situações, não é atoa o abandono que se encontra o clube, tamanha o descompromisso dessas pessoas que se arrastam pelo clube durante anos e que deixam que coisas assim sejam publicadas.

    ResponderExcluir
  12. sendo ainda pessimista , supondo que em termos gerais a torcida Tricolor se manteve em numeros a porcentagem iria diminuir de acordo com o crescimento da populaçao ( somando taxas de natalidade e mortalidade )porem ainda assim estariamos entre as 10 maiores de torcidas do país , isso e muito caracteristico de manipuladores baratos que so conseguem inferiorizar pessoas ignorantes , acordem ,o Brasil ja nao e tao burro assim , o que nos falta e divulgar esse belissimo texto do PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.