terça-feira, 22 de setembro de 2009

Alianza Atlético de Sullana


Amigos, muitos leitores me perguntaram sobre o adversário do Fluminense nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Acontece que também eu nunca havia ouvido falar do Alianza Atlético de Sullana. Então, resolvi pesquisar informações sobre o clube peruano. E aqui está o resultado.

O momento atual do Alianza Atlético é parecido com o do Fluminense: muito ruim. A equipe ocupa a vice-lanterna do Campeonato Peruano. Após 32 rodadas, o Alianza Atlético somou 32 pontos, estando na zona de rebaixamento. O rendimento atual não faz jus ao apelido de El Vendaval del Chira. (o Rio Chira corta a região de Sullana)

Apesar de ser considerado um clube pequeno no cenário nacional, o Alianza Atlético já se mantém há 22 anos na Primera División. No ano passado, conquistou a sua melhor colocação, o quinto lugar. No cenário internacional, as melhores campanhas foram exatamente na Copa Sul-Americana: Los Churres chegaram à mesma segunda fase em 2004 e 2005.

O Alianza Atlético foi fundado há 89 anos, no dia 18/01/1920, na pequena cidade de Sullana. Os maiores feitos do clube são os cinco títulos do extinto Regional Norte, e o vice-campeonato da Copa Perú de 1984.

O uniforme principal do Alianza Atlético é branco com franjas verticais azuis. O uniforme alternativo é azul com franjas verticais amarelas.

O jornalista Angel Hugo Pilares, do Diário El Comércio, de Lima, informa que o craque do Alianza Atlético é o volante Marcio Valverde, de 21 anos. O treinador Teddy Cardama deposita muita confiança no cérebro de seu meio-campo.

No fim de semana, o Alianza Atlético empatou com o Megral (1 a 1), em Arequipa, num jogo com portões fechados.

O jogo da Copa Sul-Americana começará às 19:15 desta quarta-feira, horário de Brasília. A partida será realizada no Estádio Miguel Grau, em Piúra, capital da província, distante 30 minutos de Sullana (de carro). A província se situa no noroeste do Peru, e tem litoral no Oceano Pacífico Sul.

PC

(com informações de jornais peruanos e do Fluminense 24 Horas)

5 comentários:

  1. tomaremos pressão desse time(vide águia)

    um empate ja considero um resultado muito bom

    ResponderExcluir
  2. Mas do jeito que a coisa tá, nada mais me surpreende...

    ResponderExcluir
  3. Se perder para o lanterna do campeonato peruano. PARA! nem volta para o Brasil!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.