domingo, 23 de agosto de 2009

Recordar é viver - O Fla-Flu de 1937

Romeu Pelliciari, craque do Fluminense.

Rio de Janeiro, 27 de junho de 1937.

Nas arquibancadas do aconchegante Estádio das Laranjeiras, a multidão de quinze mil pessoas aguarda ansiosa o pontapé inicial de mais um Fla-Flu. No vestiário do Fluminense, Romeu Pelliciari comenta com o defensor argentino Santamaría: "o Dori deixa três homens bem recuados pegando as sobras e outros dois logo à frente servindo de peneira. Não será fácil penetrar na defesa deles".

Dori é o apelido do treinador húngaro Izidor Kürschner, que comanda o Flamengo. Ele veio da Europa com idéias revolucionárias: um novo esquema tático, de nome WM. Os dirigentes rubro-negros o trouxeram para tentar encerrar o jejum de títulos: já há dez anos que não se levanta uma taça na Gávea.

Romeu assistira a alguns jogos anteriores do Flamengo, umas boas goleadas em Campos Sales. Dotado de uma inteligência fora do comum para observar o futebol, o craque do Fluminense logo percebeu a inovação tática que Dori estava tentando implementar no Flamengo. Porém, ele também percebeu que os jogadores rubro-negros ainda não haviam assimilado totalmente a novidade. E é desse fato que o craque se aproveitou para ganhar mais um Fla-Flu imortal.

Para vencer a solidez defensiva do WM de Kürschner, Romeu recuou para a posição de quarto homem de meio-campo. Com essa mudança estratégica, Romeu atraía seu marcador, e assim abria espaços para as fulminantes penetrações de Tim, Russo e, claro, as dele também.

Romeu provou que estava certo. O Flamengo chegou a marcar três gols, com Leônidas, Jarbas e Carlinhos. Mas o Fluminense marcou quatro: uma vez com Russo, e três vezes com Romeu, sempre vindo de trás, surpreendendo a defesa rubro-negra com seu drible "vai mas não vai".

O treinador uruguaio Carlomagno, eufórico com a astúcia de seu craque, afirmou: "Não há nada que possa ser ensinado a Romeu". O meia-direita era, definitivamente, um técnico dentro do gramado.

PC

"Romeu passava meses sem errar um passe sequer."
- Elba de Pádua Lima, o Tim.

Ficha técnica: Fluminense 4 x 3 Flamengo (Amistoso).
Data: 27/06/1937.
Local: Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Fluminense: Nascimento; Guimarães e Machado; Santamaría (Milton), Brant e Orozimbo; Sobral, Romeu, Russo, Tim e Hércules (Orlandinho). Técnico: Carlomagno.
Flamengo: Talladas, Carlos Alves, Marin e Médio; Engels, Oto (Barbosa), Sá e Valdemar; Caldeira, Leônidas e Jarbas (Carlinhos). Técnico: Izidor Kürschner.
Gols: Romeu (3) e Russo pelo Fluminense; Leônidas, Jarbas e Carlinhos pelo Flamengo.

Fontes:
[3] Livro "Os dez mais do Fluminense", de Roberto Sander.

3 comentários:

  1. No orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5373065166026446038&na=4

    ResponderExcluir
  2. Excelente, PC!
    Graças a esses Monstros Sagrados, hoje podemos nos orgulhar.
    Ótimo texo.

    ResponderExcluir
  3. Existe um jogador como ele na atualidade? Com tamanha habilidade e visão estratégica? Já existiu outro como ele? Acho difícil...
    Batalhas também são vencidas com inteligência, característica escassa em jogadores e treinadores dos dias atuais...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.