segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Recordar é viver - Flamengo 2, Náutico 1

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2007.

Campeonato Brasileiro de 2007. Com 2 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, o outrora glorioso Clube de Regatas do Flamengo ocupa a última posição do certame nacional. Humilhante lanterninha: o rubro-negro está atrás de todos, até do América de Natal.

Definitivamente, 2007 não parece ser o ano do Flamengo. Após ser eliminado da Libertadores pelo inexpressivo Defensor, do Uruguai, o time se arrasta pela zona de rebaixamento do Brasileirão. A tristeza rubro-negra parece não ter fim.

As sucessivas administrações desastrosas são a causa maior do calvário flamengo. De vez em quando, um ou outro time ajeitado dá uma alegria passageira à massa rubro-negra. Mas, enquanto o amadorismo imperar na diretoria, o clube da Gávea continuará com resultados inexpressivos nos campeonatos mais importantes.

Os leitores sabem o que ainda salva o Flamengo? É a sua torcida. Vejam o que eles fizeram hoje: mais de trinta e oito mil pessoas foram ao Maracanã, para apoiar o time, o lanterninha do campeonato. O melhor público da rodada, para o pior time do campeonato: eis o milagre da salvação rubro-negra.

As resenhas do jogo espalham por aí que Fábio Luciano e Leonardo Moura, os autores dos gols, são os responsáveis pela vitória sobre o Náutico. Acontece que as resenhas estão todas erradas, amigos. O triunfo do Flamengo se deve, única e exclusivamente, à massa rubro-negra. Os idiotas da objetividade dizem que torcida não ganha jogo, mas eu asseguro que ganha, sim. Nelson Rodrigues já sabia disso há décadas. Melhor: há milênios, desde quarenta minutos antes do nada.

A torcida do mais querido demonstrou, neste sábado, que não se deve abandonar o clube do coração. É nas horas mais difíceis que aparece quem ama de verdade. É por isso que eles, os 38.256 heróis rubro-negros, são os meus personagens da semana.

PC

(o Flamengo iniciou, nessa rodada, a maior reação da história do Campeonato Brasileiro na era dos PC's - pontos corridos. O rubro-negro, empurrado por sua massa, não apenas escapou do rebaixamento: terminou o certame em terceiro, abocanhando uma vaga na Libertadores de 2008!)

Ficha técnica: Flamengo 2 x 1 Náutico.
Campeonato Brasileiro de 2007.
Data: 11/08/2007.
Local: Maracanã.
Flamengo: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano (Rodrigo Arroz), Ronaldo Angelim e Juan; Romulo, Cristian (Léo Lima), Ibson, Roger e Renato Augusto (Maxi Biancucchi); Leonardo.
Técnico: Joel Santana.
Náutico: Eduardo; Deleu, Vágner Silva, Toninho e Hamilton; Daniel Paulista, Elicarlos, Radamés (Geraldo) e Marcelo Silva (Everaldo); Acosta (Rafael Mineiro) e Felipe. Técnico: Roberto Fernandes.
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP).
Gols: Fábio Luciano e Leonardo Moura (Flamengo), e Felipe (Náutico).
Público presente: 38.256.
Público pagante: 34.457.
Renda: R$ 277.371,00.

4 comentários:

  1. Está mirando no exemplo do Flamengo? hehe... eu tenho que admitir que esse time do Império do Mal era bem razoável. Graças a ele, tive grandes alegrias, principalmente quando o Cabañas fez 3 gols no Galináceo no ano seguinte. Como eu xinguei os Urubus! hehe!

    O Fluminense vai depender bastante da torcida. Ela é o diferencial para Santo André e Barueri, times sem apoio nenhum das arquibancadas e que devem brigar lá embaixo. Não sei se o Botafogo vai estar no C-4, o time melhorou bastante no último mês.

    ResponderExcluir
  2. PC, SEMPRE leio seu blog, mas não tenho o costume de comentar.
    Parabéns mais uma vez pelo texto! EU realmente acredito numa decolada nossa! Somos ou não somos a mais a melhor e a mais bonita torcida?

    ResponderExcluir
  3. *Somos ou não somos a melhor e a mais bonita torcida?

    ResponderExcluir
  4. Leandro, obrigado pelo prestígio silencioso. Sempre que quiser comentar, sinta-se totalmente à vontade! :)

    Também acredito na decolada do Fluminense. Sou um otimista irremediável.

    Saudações Tricolores,
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.