domingo, 9 de agosto de 2009

Golaço do dia #52 - César



Atleta: César Martins de Oliveira.
Nascimento: 13/04/1956, em São João da Barra/RJ.
Jogo: Grêmio 2 x 1 Peñarol (decisão da Taça Libertadores da América de 1983).
Local: Estádio Olímpico Monumental, Porto Alegre/RS.
Data: 28/07/1983.

Fantástica descrição do gol, por Eduardo Bueno, o Peninha:
"A coisa toda se passou em sete mágicos segundos: aos 31min53s, Renato está encurralado junto à linha lateral. Tem a bola e a bandeirinha de escanteio à sua frente e dois cães de caça vestidos de amarelo e preto rosnando em sua cola; aos 31min54s, o ponteiro encosta o bico da chuteira na bola e lembra de sua obstinação desde os tempos em que era padeiro em Bento Gonçalves; aos 31min55s, quase de costas para o campo e de frente para a torcida, Renato sente uma luz divina percorrendo suas pernas e levanta a bola para si mesmo, desafiando o espaço e a lei da gravidade; aos 31m56s, com a precisão geométrica de um arquiteto, ele consegue cruzar de puxeta uma bola impossível para a área do Penharol; aos 31min57s, Fernandez ainda não se deu conta do lance de gênio.

A quase quarenta metros dali, o centroavante César arranca leivas da grama e move seus músculos em direção ao nirvana; aos 31min58s, Fernandez percebe que a bola vem na direção da área. Pressente que é tarde para esboçar a defesa, mas tenta movimentar cada nervo de seu corpo. Em vão, pois, aos 31min59s, a bola já está a milímetros da cabeça de César. O atacante arregala os olhos, se joga no espaço como um astronauta, desafiando a física, a lógica, a métrica, a retórica, a gramática, e encontra a pelota à feição, impulsionando-a, de peixinho, para as redes. Ele nem vê ela entrar. Ao levantar-se da grama molhada, coração disparado, sorriso nos lábios, arrepio em toda a pele, já está escutando o estrondo do tamanho da América que toma conta do Olímpico. Ave, César!"

(trecho do livro "Grêmio: nada pode ser maior")

Na comemoração dos 25 anos da conquista, herói do título reclamou da torcida gremista, que supostamente o teria esquecido. "O Grêmio lembrou de mim, mas o torcedor tem memória curta. Jogador só é lembrado quando está em cima", declarou.

Anos antes disso, no dia 5 de abril de 1995, aconteceu um episódio curioso: o alto-falante do Olímpico anunciou a morte de César, e foi respeitado um minuto de silêncio no estádio. Ele estava em Belém/PA, vivíssimo, e começou a receber os telefonemas de amigos dando-lhe os irônicos pêsames.

César não possui dúvida quanto ao gol do título: "foi o melhor momento da minha carreira".

PC

2 comentários:

  1. Peninha é genial!
    "César não é um nome, é um título"
    "...aRRRanca leivasss de grama..."

    ResponderExcluir
  2. Eu sinto um arrepio por todo o corpo quando ouço esse "GOOOL" e vejo o peixinho do César. Isso sem contar, é claro, na comemoração que ficou gravada pra sempre na mente de qqualquer gremista:

    "Eu disse que acreditassem, eu pedi que acreditassem, eu NUNCA deixei de acreditar que o Grêmio seria Campeão da América; HOJE, ESTA NOITE, em Porto Alegre"

    Arrepios e mais arrepios!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.