quarta-feira, 13 de maio de 2009

Recordar é viver - Corinthians 0, Fluminense 2


São Paulo, 13 de maio de 1984.

Amigos, hoje no Morumbi Fluminense e Corinthians começaram a decidir uma vaga na final do Campeonato Brasileiro. 90.560 pessoas se espremeram nas arquibancadas do estádio do São Paulo. E, diante da platéia colossal, o Tricolor e o Gavião fizeram da semifinal um desses jogos imortais. Não eram noventa mil corintianos: havia no mínimo 15.000 tricolores no estádio. E a invasão tricolor fez a diferença, porque a torcida pó-de-arroz... ahh, ela é a campeã da paixão!

As duas equipes eram verdadeiros escretes. Vejamos a escalação do Fluminense, comandado por Carlos Alberto Parreira: Paulo Victor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato. Ainda havia no banco Leomir, Renê e Paulinho, entre outros. Que timaço, amigos, que timaço!

O Corinthians, dirigido pelo Jorge Vieira, começou o jogo assim: Carlos, Edson Boaro, Mauro, Juninho Fonseca e Wladimir; Eduardo Amorim, Zenon, Sócrates e Biro-Biro; Casagrande e Ataliba. Sem dúvidas, uma seleção que não faria feio numa Copa América, por exemplo.

Porém, não há equipe no mundo capaz de parar as engrenagens da nova Máquina Tricolor. O quadro de Laranjeiras é compacto na defesa, e fulminante nas penetrações do ataque. E tem mais: os jogadores do Fluminense aliam sua exuberante técnica a um ímpeto inexcedível. Essa combinação é irresistível e fatal: torna a equipe quase invencível.

Vejam vocês que temos a vantagem do empate na soma dos dois jogos. A vantagem é um perigo, pois acaba sendo a caveira de muitos times. Não é a caveira do Fluminense por um simples motivo: nós jogamos como se a tal vantagem não existisse. Um empate hoje teria nos servido muito bem. E o que fizemos? Atacamos do início ao fim! Praticamos noventa minutos de futebol ofensivo! Se não me engano, nosso goleiro Paulo Victor só encostou duas vezes na bola. Isto é futebol de campeão!

Aos 39 do primeiro tempo, a bola é alçada na área e Assis não perdoa: cabeçada certeira do camisa 10, e 1 a 0 para o Tricolor no placar. A vantagem do Fluminense ficou ainda maior, e mesmo assim Parreira manteve o time ofensivo. Ah, que técnico é o pé-de-uva, que técnico!

Vem o intervalo e então vem o segundo tempo. E continuava o jogo do ataque tricolor contra a defesa corintiana. O Corinthians tentava criar, mas não conseguia chutar, e o Fluminense contra-atacava sempre com muito perigo. O segundo gol era questão de tempo. Washington deu um chapeuzinho em Mauro, e arrancou em direção à meta de Carlos. Assis vinha pelo meio, e Tato logo atrás. Washington penetra a área e chuta: Carlos espalma! No rebote está Tato, o camisa 11. Ele toca no contra-pé do goleiro caído. Gol, gol, gol do Fluminense! 2 a 0 em pleno Morumbi!

Os corintianos presentes emudeceram. Não queriam acreditar no que os olhos viam. E o pior é que o Tricolor continuou atacando, e quase fez o terceiro gol. Carlos impediu o 3 a 0 com um milagre, defendendo a bomba de Duílio.

Quando o cronômetro marcava 47, o juiz Luís Carlos Felix encerrou a peleja. E o placar inapelável foi: Corinthians 0, Fluminense 2. Daqui a uns dias, teremos o segundo jogo, no Maracanã, mas o Tricolor dificilmente perde a vaga. Então, após o jogo de volta, a semifinal de 1976 estará vingada. E partiremos para a grande final, talvez contra o Vasco, talvez contra o Grêmio. Se quiser saber o futuro do Fluminense, olhe para o seu passado: a história tricolor traduz a predestinação para a glória. A torcida pó-de-arroz tem o sentimento do triunfo: ao final do mês, seremos bicampeões brasileiros.

PC

15 comentários:

  1. Quis o destino que, exatos 25 anos depois, Corinthians e Fluminense voltassem a se enfrentar num mata-mata em São Paulo...

    Vamos pra cima, Fluzão!!!

    ResponderExcluir
  2. e o Placar ... amanhã será o mesmo...

    Corinthians 0 x 2 Fluminense. E o 2 mil tricolores gritarão... "Parreira !! Parreira !! Parreira !!"

    ResponderExcluir
  3. Tinha quase certeza que farias o post! Queira o destino ainda que se repita a história, embora, meu palpite de 3x0 pro FLU seja muito mais agradável.

    ST

    ResponderExcluir
  4. PC,

    Maravilhoso! Tô palpitando 3 a 1 pra gente!

    Creio que farás uma resenha como essa no final da noite de hoje!

    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  5. Querido PC.
    Queria estar tão confiante qto vc e seus leitores.
    Mas ainda não estou! Espero, de coração, estar enganada! Acho, que vai ser 1 x 1.
    Deve ser mais um jogo difícil. Afinal, jogo do Flu sem dificuldades e sem juiz ladrão, não é jogo do Flu.
    Que Nossa Linda Torcida possa ajudar ao Time no Pacaembu.
    Eu estarei aqui torcendo muito!
    Beijos,
    ALÊ.

    ResponderExcluir
  6. "Atenção, atenção... WASHINGTON urgente, ASSIS já é demais! Deu BRANCO no Timão e o time perdeu o conTATO com a bola"

    (brincadeira de um jornal no dia seguinte, com os nomes dos craques tricolores)

    ResponderExcluir
  7. O Flu vai ganhar os dois jogos, estou confiante!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso, amigo PC!

    Pena que eu não me lembre desse clássico, pois só tinha dois anos, mas seu texto me fez vivenciar um pouco a experiência.

    Quanto a hoje, espero que sejamos tão felizes quanto fomos há 25 anos atrás e que nos aproximemos ainda mais do bi-campeonato.

    ResponderExcluir
  9. Que se repita hoje! :)

    Bem legal o post.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho fé que o FLU vai passar o corinthians, hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas.

    ST

    ResponderExcluir
  11. dia de sofrimento hoje,roer todas as unhas,queira o destino que o placar seja o mesmo de 25 anos atras

    ResponderExcluir
  12. Esse time jogava muito!!!
    O atual ainda está em formação...
    Mas é sempre bom rever a Máquina II!!!

    ResponderExcluir
  13. Outra excelente matéria sobre o jogo: http://blogs.abril.com.br/futebolearte/2009/05/jogos-historicos-corinthians-0x2-fluminense-semifinal-campeonato-brasileiro-1984.html

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.