terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Anapolina, do Serrano

Em 1980, o Fluminense havia vencido a Taça Guanabara, e encararia o vencedor do segundo turno na finalíssima do Campeonato Carioca. Tudo indicava que o Flamengo faria a final com o Tricolor. O rubro-negro possuía um grande time, que incluía Júnior e Zico, entre outros, e era o campeão brasileiro do ano. Faltando três rodadas, o Flamengo tinha um ponto a mais que o Vasco. Assim, só dependia de seus próprios esforços para ir à final. Nessas condições, o rubro-negro foi a Petrópolis encarar o Serrano, no Estádio Atilio Marotti. Quinze mil flamenguistas estavam presentes, empurrando o mais querido contra aquele quadro de jogadores desconhecidos. Eis que, aos 19 minutos do primeiro tempo, um desses jogadores desconhecidos fez 1 a 0 para o Serrano. O ponta-esquerda Anapolina era o segundo reserva, e só estava jogando por causa da venda do titular e da lesão do primeiro reserva.

No intervalo, a massa rubro-negra acreditava na virada. Afinal, Zico & Cia não perderiam para aqueles semi-amadores nem se quisessem! Começou o segundo tempo e, amigos, o que se viu foi o maior bombardeio da história do futebol. A cada minuto, o Flamengo chutava pelo menos uma bola ao gol. Porém, a pelota sempre voltava. O goleiro do Leão da Serra fechou o gol. "Não entrava nem pensamento", dizem as testemunhas da partida, mordidas de nostalgia. E, para incredulidade geral, o placar final foi esse mesmo: Serrano 1, Flamengo 0.

E quais foram os destinos dos personagens dessa batalha épica? O herói Anapolina, posteriormente, declarou que é rubro-negro. Sua carreira nunca decolou, apesar da fama que obteve na época. E o goleiro? Quem era aquele ilustre desconhecido debaixo das traves do Serrano?

Amigos, o nome do goleiro é Acácio. Dois anos depois, ele se transferiria para o Vasco da Gama, onde faria uma brilhante carreira. Chegou à Seleção Brasileira, sendo reserva na Copa do Mundo da Itália, em 1990. Em 1988, Acácio ficou 879 minutos consecutivos sem sofrer um gol, no Campeonato Brasileiro - um recorde que apenas três goleiros já superaram. Em 1989, foi o goleiro titular do Vasco na conquista do Campeonato Brasileiro.

A derrota acabou com o sonho do tetra-campeonato do Flamengo (o clube se considera tri-campeão de 1978 e 1979, alegando que em 1979 foram disputados dois campeonatos). O Vasco foi à final, e acabou perdendo para o Fluminense: gol de Edinho, de falta, com a colaboração de João de Deus. Mas isto já é assunto para outro texto...

4 comentários:

  1. Qualquer adversário tem que ser respeitado, mas explicar isso aos reis da arrogância é uma tarefa hercúlea...
    Acho que pra vitória do "mengão" só faltou o homem de preto, com seus múltiplos cartões vermelhos...aquele mesmo, que tinha acabado de entregar o título brasileiro ao flamengo e que entregaria ainda a libertadores menos valiosa de todas...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quantas vezes ouvi a famosa história desse jogo... Serrano 1x0, gol de Anapolina. Meu pai estava morando há pouco tempo em Petrópolis, mas não foi ao jogo; ficou em casa, ouvindo no radinho de pilha. Pobre radinho... foi atirado após o fim do jogo lá do alto da "casa de cima", direto na piscina. Se espatifou contra o fundo dela e nunca mais pôde narrar um gol sequer.
    A expectativa pelo tetra era muito grande, e esse jogo terminou com o sonho.

    ResponderExcluir
  4. "Enquanto o Flamengo tropeçava em Petropolis, dando o fim ao sonho do Tetra para o pesadelo da derrota"

    Edmo Zarife no LP - Fluminense campeão 1980

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.