segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Agonia em São Januário

Amigos, eis a verdade cruel: assim como o Tricolor, também o Vasco agoniza no certame nacional. Quinta, escrevi sobre o sofrimento pó-de-arroz. Hoje, escrevo sobre o padecimento cruzmaltino.

A meu ver, a situação na Colina é ainda mais grave que no Laranjal. Já explico: o Fluminense olha seu elenco e ainda encontra bons jogadores. Um Thiago Silva, um Conca e um Washington podem decidir partidas. Fernando Henrique, Edcarlos, Luiz Alberto, Roger, Júnior César e outros podem não ser brilhantes, mas já mostraram algum valor. Agora, examinemos o plantel vascaíno: é desolador. O grande Edmundo já foi mesmo um grande jogador, e certamente ainda é útil hoje, embora não jogue mais no alto nível de antes. Fora o Animal, Leandro Amaral é a única esperança da torcida cruzmaltina. Nem mesmo nos bastidores o Vasco demonstra sua força: perdeu Morais para o Corinthians, para a Segunda Divisão! Enquanto Fluminense e Flamengo perdiam seus destaques para a Europa, o Vasco perdia seu destaque para a Série B!

Vejamos o que aconteceu sábado em São Januário. A certa altura, o placar anunciava, para incredulidade geral: Vasco 0, Figueirense 4. Pergunto: o quadro de Santa Catarina está com um excelente time esse ano? Está disputando o título com Grêmio e Palmeiras? Eu mesmo perguntei e eu mesmo respondo: não, e não. Os catarinenses também batalham contra o rebaixamento. Trata-se de um time fraco. Não é nem caricatura do time de 2007, vice-campeão da Copa do Brasil, vencida pelo Fluminense.

Então, o que explica o fracasso do Vasco? Ora, só pode ser mesmo a mediocridade de seu próprio plantel. Um placar de 4 a 0, tão devastador, não deixa espaço para dúvidas. O time cruzmaltino é um dos piores do campeonato. É provavelmente o pior de sua história. Ainda é possível escapar? É claro que sim, afinal restam dez jogos, e em futebol tudo pode acontecer. Há outros times ruins, que podem muito bem cair no lugar do Vasco: o Ipatinga, a Portuguesa, o Atlético Paranaense, e até mesmo o próprio Figueirense. Porém, tal qual o Fluminense, o Vasco precisa começar a reagir imediatamente. Antes que seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.