terça-feira, 22 de maio de 2007

1000




Depois de um longo período sem escrever (longo mesmo), convivendo com o fantasma da “folha em branco”, eis que, finalmente, veio a inspiração! Novamente recorro ao mundo esportivo, dessa vez numa homenagem ao jogador mais importante que eu vi jogar: Romário. Antes de mais nada, só gostaria de dizer que quando comecei a acompanhar o futebol, o Maradona já estava começando a trocar a pelota pelas drogas, e portanto o Romário é o melhor jogador que eu vi em atividade. Não o mais habilidoso, mas o mais decisivo.



Sou um dos que pregam o lema de que o Baixinho ganhou a Copa de 94 praticamente sozinho. Não vivi os 24 anos de espera, nem o desastre da Copa de 90, mas lembro-me perfeitamente da emoção de ver o Brasil conquistar o Tetra nos EUA. Tudo por “culpa” daquele cara marrento, a quem chamam de “baixinho”, mas que é um gigante dentro da grande área (gigante mesmo, vide o gol que ele fez contra a Suécia!!!).



Depois dessa conquista magnífica, ele não precisaria ter feito mais nada na carreira para ser lembrado eternamente entre os gênios do futebol. Mas fez muito mais. Com raro oportunismo e com a língua afiada, ganhou desafetos, mas sempre deixou sua marca. Em gols e frases. Destaco aqui as melhores, na minha opinião:



“O Pelé de boca fechada é um poeta” – sobre uma declaração do Rei do Futebol sobre o Baixinho.


“Agora toda a corte está feliz: o rei, o príncipe e o bobo” – rebatendo uma frase do Edmundo na qual o rei (Eurico) favorecia o Romário (príncipe) em detrimento do Animal (bobo).


“Rei existem vários, qualquer um pode ser rei. Mas Deus, só tem um: eu sou Deus” – sobre o fato de Renato Gaúcho ter sido chamado de “rei do Rio” no Carioca do ano anterior.



Alfinetadas a parte, Romário pode não ser unanimidade, mas foi (e ainda é) um jogador muito importante para a História do futebol mundial. Torci muito para que ele fizesse o milésimo gol (só não queria que fosse contra o Mengão). Preferia que fosse no Maraca, o palco sagrado do esporte, mas o que importa é que ele fez o tão esperado gol 1000. Não importa se os gols foram ou não marcados como profissional. O que importa é que foram gols. E foram 1000! Acho que isso aumenta a paixão que temos pelo esporte (esporte no sentido amplo, não apenas o futebol).



Mais do que ver o milésimo gol do Romário, todos fomos espectadores de um momento histórico, que será lembrado por gerações, e reforçado quando alguém chegar perto da marca outra vez, como aconteceu com o Pelé.



Torci muito para que ele fizesse o milésimo, assim como torci para que o Michael Schumacher fosse heptacampeão vencendo todas as suas corridas há umas três temporadas atrás (quando ele venceu as cinco primeiras e a Ferrari era imbatível); assim como torci para ver o Mão-Santa Oscar jogar no Flamengo ao invés de encerrar a carreira; assim como torci para que Michael Jordan voltasse ao basquete, mesmo que fosse jogando pelo modesto Washington Wizards, com todo o peso dos anos em seus ombros. Torci, para que eu pudesse um dia contar aos meus filhos e netos que vi homens estupendos realizarem feitos gloriosos (como me era contado pelo meu pai). Como fazer o milésimo gol da carreira.



Parabéns Romário! E muito obrigado!!!


by rafs

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.