terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Mundial Interclubes



Na quarta-feira última, dia 13/12, completou-se exatos 25 anos da maior glória do futebol Rubro-Negro: a conquista do Mundial Interclubes. Foi o primeiro título brasileiro de importância internacional após a Era Pelé, e que abriu as portas para as conquistas posteriores de outros grandes times, como o Grêmio, de Renato Gaúcho, o São Paulo do saudoso Telê, e posteriormente de Rogério Ceni, o Corinthians de Marcelinho e mais recentemente, juntando-se ao rol dos campeões, o Inter de Fernandão e Abel.

Na década de 80, o Flamengo de Zico, Adílio, Nunes, Andrade, Leandro, Júnior, e tantos outros, encantou o Brasil e o mundo, conquistando vários títulos nacionais e internacionais, além da Libertadores e do Mundial. As principais características desse time eram a habilidade e o toque de bola. Passes perfeitos, conclusões magistrais, uma verdadeira constelação, que deixou o Todo-Poderoso Liverpool a ver navios enquanto a bola passeava tranqüilamente pelo gramado através dos craques rubro-negros. Hoje em dia, o futebol perdeu um pouco desse brilho, a habilidade deu lugar à rigidez tática, mas ainda temos muitos lances maravilhosos, executados por gênios da pelota.

Vinte e cinco anos se passaram, o time Rubro-Negro de hoje não chega aos pés daquele timaço de 81, mas a empolgação da torcida com mais uma participação em Libertadores se mantém e sempre se manterá, pois estamos falando da maior torcida do país, e quiçá do mundo! Que eles se espelhem nos craques do passado, que esbanjavam categoria com a bola nos pés, e levem o nome do futebol carioca novamente ao topo do Mundo, pois Inter e São Paulo mostraram que, dentro das quatro linhas, vence o time que tiver mais vontade de vencer, mesmo que tenha um elenco considerado inferior ao seu adversário.

Que isso seja seguido por todos os times desse país, quando forem representar a pátria em jogos internacionais: tenham sempre vontade de ganhar, corram sempre atrás da vitória, e nunca entrem em campo achando que estão derrotados, pois estamos falando do Futebol Pentacampeão do mundo, que cada dia que passa perde mais craques para o futebol europeu, mas continua revelando novos ídolos.

Parabéns ao Flamengo pela brilhante conquista 25 anos atrás, e também ao Inter, que acaba de se sagrar campeão.

RAFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.